Terça, 25 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 LGBT
R10 LGBT
Últimas e principais notícias sobre LGBT.
Geral Diversidade
17/12/2019 17h08 Atualizada há 2 anos
Por: Bruna Dias

Com ‘botão pânico’, app monitora zonas de risco para população LGBT

O Brasil ainda é um país muito hostil para a população LGBT. Politicamente e culturalmente, apesar de grandes mudanças terem sido feitas ao longos dos últimos anos, a violência contra essa parcela específica da população ainda é grande, devido a grupos fundamentalistas e tradições preconceituosas. Por isso, os LGBT precisam criar medidas específicas para se proteger do potenciais ataques.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu, para isso, um aplicativo para mapear as regiões mais homofóbicas do país, um instrumento que pode servir tanto para a população, tanto quanto para autoridades mapearam a incidência de homofobia e criar políticas públicas direcionadas a acabar com esse tipo de prática, que já foi criminalizada pelo STF.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto é resultado de uma parceria da Fundação com a Resistência Arco-Íris, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, buscando tratar dos crimes de homofobia, lesbofobia e transfobia de maneira específica e objetiva.

“Queremos que o app Dandarah seja uma fonte de informação para a comunidade LGBTI. Vamos geolocalizar locais seguros para essas pessoas e o cadastro desses ambientes será feito pelos próprios usuários”, afirmou à Fiocruz Angélica Baptista, uma das pesquisadoras do Resistência Arco-Íris e especialista na área de saúde digital.

Outra função do app é a existência do “Botão Pânico”, que busca acionar autoridades em casos de potencial violência. Dessa maneira, será possível pedir por ajuda sem depender de um telefonema. A alternativa é parecida com a disponível em aplicativos de corrida (como 99 e Uber).

Fonte: Hypeness
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp