Quarta, 12 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Forró

R10 Forró

R10 Forró Tudo sobre forró.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Apostas no forró

Postada em 18/12/2019 ás 11h01

Publicada por: Geysa Silva

A moda do 'Baú' e 'TBT' nos repertórios do Forró
Há mais de uma década bandas têm apostado em recordar sucessos em seus repertórios
A moda do 'Baú' e 'TBT' nos repertórios do Forró

Foto: Divulgação

Recentemente Wesley Safadão lançou um DVD que agradou bastante a maioria dos seus fãs, principalmente no Nordeste. O TBT do Safadão reuniu alguns sucessos do cantor desde os tempos de Garota Safada até algumas músicas menos antigas, mas em novas roupagens. De acordo com o cantor, o DVD, além de agradar o público mais antigo, também daria a oportunidade de novos fãs conhecerem estes sucessos. Foi uma boa estratégia do cantor, mas a "moda" de usar um baú ou TBT nos repertórios é da década passada e o principal intuito sempre foi agradar os fãs que tiveram momentos de sua vida marcados por algumas das canções.

Desde muito tempo algumas bandas de Forró, vez ou outra, separavam algum espaço para dedicar a músicas mais antigas, sucessos que marcaram época ou canções que eram muito pedidas pelos fãs, mas isso começou a ficar mais forte entre a maioria dos grupos de Forró Eletrônico no final dos anos 2000.

Se minha memória estiver certa, uma das primeiras bandas grandes a tornar o"Baú" uma parte fixa de seus shows foi a Saia Rodada, em meados de 2009 e 2010. A banda estava em um período de baixa, longe do sucesso que havia alcançado anos antes ou do sucesso que alcançou novamente agora, mas ainda era bastante marcada por músicas que foram muito bem pelo Nordeste e em todo o Brasil. Assim, o "Baú da Saia" virou um bloco fixo do final de todos os shows da banda.

Na mesma época, outras bandas também começaram a colocar um bloco inteiro para músicas antigas, fosse no meio dos seus shows ou mais para o fim, mas virou algo rotineiro e quando uma banda não colocava o bloco em seus CDs, as reclamações sempre apareciam.

Atualmente isso voltou a ser menos frequente em CDs normais, mas nos shows tudo continua igual. É praticamente impossível uma banda de Forró fazer seu show inteiro sem que toque alguns sucessos antigos.

Muita gente pode achar que isso acaba prendendo o artista ao passado, mas nada disso impede de continuar uma renovação. A própria Saia Rodada, que estou usando como exemplo, fez isso no DVD que marcou sua volta por cima. O Saia Paradise contou com os sucessos do momento da banda, mas trouxe músicas como Eterno amor, O que tem que ser será, Eu vou lembrar de você, Pode se apaixonar e muito mais. Além de trazer o saudosismo para o público que acompanhava a banda ou pelo menos conhecia estas músicas, ainda mostra para o novo público, que chegou através de outras canções, sucessos que podem agradar hoje em dia com outros arranjos.

Voltando ao TBT do Safadão, a prova de que este tipo de estratégia e material ainda funcionam demais, os fãs de outras bandas começaram a pedir nas redes sociais para que fossem feitos outros projetos parecidos com artistas como o próprio Rai, Xand Avião e muitos outros.

Vale lembrar também que a cantora Solange Almeida fez algo parecido com o Entre nós, minha história, considerado um sucesso.

 

Fonte: Sua Música

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium