Segunda, 21 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Vietnã

Postada em 20/12/2019 ás 12h06 - atualizada em 20/12/2019 ás 13h12

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Embaixador Do Ba Khoa do Vietnã se despede do Brasil
O diplomata do Vietnã recebe os jornalistas em Brasília e faz um balanço de sua Missão no Brasil
Embaixador Do Ba Khoa do Vietnã se despede do Brasil

Do Ba Khoa e o jornalista Milton Atanazio em recente homenagem recebida pelo diplomata na Câmara Federal

Por Milton Atanazio

O embaixador Do Ba Khoa, da República Socialista do Vietnã, inaugurou no Brasil, desde a sua chegada em janeiro de 217, uma nova forma de relacionamento com a Imprensa. Como faz todos os anos, convidou os jornalistas para um encontro no dia 2 de dezembro, nesta sexta-feira, em sua Embaixada e faz um balanço realista, atualizando as informações sobre o seu país. A novidade, fica por conta da sua despedida à frente da Missão no Brasil, uma vez que em janeiro estará retornando ao Vietnã.

Segundo o balanço feito pelo diplomata, dando uma posição geral, o Vietnã hoje passa por uma efetiva estabilidade política; com crescimento razoável da economia; uma resolução harmoniosa das questões sociais da população e continuação da redução da pobreza e da seguridade social. Faz um aprofundamento da integração internacional, abrangente e tem uma melhoria da posição nacional não só na região, mas no mundo.

Segundo Do Ba Khoa, “os excelentes laços de amizade e cooperação continuam consolidados e estáveis, com novas evoluções positivas, com crescimento constante do intercâmbio comercial e novas oportunidades na abertura", comenta abordando outros ítens importantes.

Segurança política:

- As instituições do Partido Comunista do Vietnã (PCV) , Assembleia Nacional, do Governo ...continuam a operar de maneira eficaz e a melhorar a coordenação. O controle de atividades que afetam a segurança e o funcionamento das instituições é garantido.

- As instituições do PCV, da   Assembleia Nacional, do Governo e das organizações de massas, organizações sociais continuam a promover a democracia em discussões de assuntos relativos à vida do povo e na avaliação de resultados do trabalho dos dirigentes do Partido, da Assembleia nacional e do Governo em todos os níveis.

- A renovação abrangente e eficaz é promovida em todos os campos, criando confiança do povo na direção do Partido e do Governo.

- A luta contra a corrupção foi reforçada, com resultados claros, reforçando a confiança do povo: em 3 anos, mais de 7 quadros de alto escalão foram expulsos do PCV, com julgamento e  prisão de altos funcionários (ex-membro do Buro político do PCV,  ex-ministros e ministros, vice-ministros, governadores provinciais, membros dos grupos de interesse na maquinaria estatal.. devido a  atos de corrupção, abuso de poder ao desempenhar funções oficiais e violações de leis).

Desafios a enfrentar:

- Mais atrasos económicos em comparação com outros países da região e do mundo.

- Afastamentos dos responsáveis, membros do PCV e da administração pública do ideal do Partido ; afastamento dos interesses do povo   e dos objetivos na construção da sociedade socialista.

- Corrupção, desperdício na utilização de bens e orçamentos estatais e burocracia,

- Ameaça à independência, soberania e integridade territorial por parte de grandes potências.

Desenvolvimento socioeconômico:

O desenvolvimento socioeconômico do Vietnã continua alcançando resultados positivos:

- O crescimento do PIB é de 6,8% , atingindo US $ 266,5 bilhões ( 24 bilhões 218). O PIB per capita atingiu US $ 2.786 ( 2.54, 218). Receita orçamentária aumentou 11%, inflação abaixo de 3,3-3,5%. A qualidade do crescimento foi melhorada, a produtividade do trabalho aumentou e a reestruturação econômica continuou

Dificuldades principais:

- Calamidades naturais (estiagem, inundação).

- Peste suína

- Divergências comerciais EUA- China.

Resultados principais:

- O investimento estrangeiro direto (IDE) atingiu US $ 31,79 bilhões em 11 meses (ante 3,8 bilhões em 218).

- Crescimento da indústria: 9,56% (9 meses): Transformação e processamento, 11,37%; Eletricidade 1,7%; produtos elétricos e eletrônicos 6,3% (ante 14,2% em 218). O consumo industrial cresceu 9,7%.

- Crescimento da agricultura: 2,2%. Crescimento das exportações 3,6% (1 meses). Valor anual de exportações agrícolas: USD 41.3 bilhões.

- A força de trabalho atual é de 55,2 milhões de pessoas; redução de trabalhadores na agricultura, aquacultura e silvicultura, aumento de trabalhadores na indústria, construção e serviços e melhoria da qualidade de trabalho.

- Desemprego: 2% da força de trabalho.

- Continuação da redução de agregados pobres: 5,23% (Julho 219), ante 5,35% (218) e 7% (217).

+  17,5-18 milhões de turistas estrangeiros ( anta 15 milhões em 218): Asia, Europa, Américas e África.

- Serviços sociais continuam melhorando; a qualidade do atendimento médico foi melhorada para atender às necessidades de grupos  ricos e pobres na população; Rede de saúde rural expandida, qualidade melhorada (1-2 médicos / posto médico).

- A qualidade da educação em todos os níveis continua a melhorar. Internacionalização da educação continua: 12. estudantes vietnamitas em outros países: EUA, 3. (4 lugar); Korea  37.; Canada, 2.; França 7. (4º lugar); Alemanha, 22.; Austrália 22. (4º lugar). 21. estudantes estrangeiros frequentam Universidades vietnamitas.

Cooperação e integração internacional:

- Eleito membro não permanente do Conselho de Segurança pelo 192/193 membros da ONU.

- Continuação eficaz do aprofundamento do relacionamento com 3 parceiros estratégicos e abrangentes no mundo (ante 29 em 218).

- Continuar os esforços para promover  comércio livre  global: ratificação do CPTPP com   o mercado de 5 milhões de consumidores e com PIB total de 1. bilhões de dólares, representa 13,5 % do PIB mundial, com valor do intercambio comercial  de 13. bilhões de dólares);   assinatura do  acordo comercial e investimento Vietname-UE; reuniões preparatórias com Mercosul para o Acordo do Livre Comercio Vietnã- Mercosul.

- O valor total das importações e exportações com os países alcançaram 428, bilhões de dólares nos 1 meses (ante 3,845 bilhões de dólares em 218), vai ultrapassar mais de  5 bilhões de dólares.

Nos primeiros 1 meses, o valor das exportações atingiu US $ 218,822 bilhões (ante  22,25 bilhões em 218),  com itens importantes como têxteis e confecções (27,287 bilhões ante 25,17 bilhões em 218), calçados (14,841 bilhões ante 13,122 bilhões em 218) telefones e acessórios (US $ 44,3 bilhões ante 41,43 bilhões em 218),  computadores e componentes eletrônicos (29,116 bilhões ante 24,41 bilhões em 218, e  meios de transporte e acessórios (US $ 14,679 bilhões ante 6,6 bilhões em 218), madeira e produtos de madeira (8,555 bilhões ante 7,22 bilhões em 218), café (12,33 bilhões ante 1,585 milhões). Queda em exportação de alguns produtos como arroz,  frutos do mar.

- O valor total das importações nos primeiros dez meses chegou a US $ 29,88 bilhões ( ante 194,82 bilhões em 218) com os principais produtos, como computadores e acessórios ( 42,684 bilhões, alta de 2,7%), máquinas e equipamentos (3,26 bilhões, alta de 11,5%) viaturas (2,7 bilhões, alta de %), milho (alta de 12%), minérios 1,29 bilhões (alta de 31,5%). Queda em importação de alguns produtos: petróleo – 27,6%, trigo- 44,6%,  soja -1%. Fertilizantes -1,8%...

Maiores parceiros comerciais: China, Rep da Korea, EUA, Japão, EU, ASEAN, Austrália, Rússia, Brasil, Argentina.

Perspectivas em 22:

- Estabilidade política continua. Crescimento estável do PIB de cerca de 6,7-6,8%.

- Melhoria da posição e papel do Vietnã no Mundo: Membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU 22-221; Presidencia da ASEAN 22.

Os riscos e desafios da economia vietnamita em 22:

- Impacto das divergencias entre  as grandes economias, entre a multilateralismo e protecionismo comercial  combinadas com fatores de riscos geopolíticos, geoeconômicos.

- Além disso, os desafios dos fatores internos da economia, como baixa produtividade, redução gradual de superfície terra e recursos naturais; a diferença entre o nível de desenvolvimento dos setores econômicos internos e do setor econômico terceirizado (IDE), especialmente nas importações e exportações.

- A redução de motores tradicionais de  crescimento da economia nos últimos anos  (capital e mineração) e estão sendo substituídas pela indústria de  processamento e fabricação.

- Continuação de apoio recíproco nas instanciais internacionais, na ONU e do intercâmbio de delegações ( visitas no Brasil do Vice-Presidente da Assembleia nacional, dos Ministérios da Indústria e Comercio e das Finanças; visita no Vietnã da Ministra do MAPA e dos 13 Deputados da Câmara federal).

- Atividades de comemoração dos 3 anos dos laços diplomáticos.

- 2 reuniões entre o Chefe Negociador vietnamita com representantes dos países membros da Mercosul para discutir sobre Scopping Paper para negociações oficiais do Acordo do Livre Comercio Vietnã-Mercosul. - Compromisso político entre Vietnã e Brasil sobre abertura bilateral para 1 pacote de 4 produtos agrícolas (bovinos vivos e melão do Brasil no Vietnã; importação de camarão vietnamita no Brasil e eliminação total de barreiras técnicas para a importação de filé de peixe vietnamita (pangásius).

- Continuação de estabelecimento de cooperação entre localidades: Cidade de Ho Chi Minh-São Paulo, Cidade de Hai Phong-Curitiba.

- Continuação de crescimento constante, estável do intercambio bilateral:  4,79 bilhões de dólares em 1 meses; exportação para o Brasil  1,822 bilhões (alta de 6,65%), importação do Brasil 2,357 bilhões alta de 26,36%). Estimativa total anual: 5 bilhões de dólares (aumento de 1,25%).

EXPORTAÇÕES PARA O BRASIL 219

Nr Produtos 1 meses de 218 1 meses de 219 Aumento/Redução (%)
1

 

Produtos aquáticos

67.855.158 48.89.938 -29.13
2

Borracha

 

11.659.537 13.153.193 12.81
3

Produtos de borracha

 

9.999.237 13.87.641 38.9
4

Bolsas, malas ...

 

8.673. 11.56. 33.29
5

Produtos de vime e bambu

 

994.371 97.22 - 8.87
6

Fibras e fios têxteis

 

67.677.767 9.12. 33.
7

Têxteis

 

44.61.986 48.87. 11.
8

Matérias-primas para têxteis, couro e calçado

 

11.749.686 8.72. -31.3
9

Tecidos técnicos

 

7.5.648 8.47. 2.91
1

Calçados

 

138.233.2 139.622. 1.6
11

Ferro e aço

 

2.83.373 5.2. 149.64
12

Produtos de aço

 

18.669.82 12.514.

-32.97

 

13 Metais normais 18.811.547 23.917.

27.14

 

14

Computadores, eletrônicos

 

26.13.4 146.227. -31.88
15

Telefones de todos os tipos

 

666.888.83 735.418. 1.28
16

Máquinas e equipamentos

 

141.577.68 167.877. 26.19
17

Meios de transporte e peças de reposição

 

71.931.319 267.659 37.22
18

Brinquedos, equipamentos esportivos

 

9.2.416 1.. 8.99
19

Outros

 

25.5.929 268.84. 3.78
2 TOTAL 1.78.983.499 1.822.617. 6.65%

IMPORTAÇÕES A PARTIR DO BRASIL

Nr Produtos 1 meses de 218 1 meses de 219 Aumento/Redução (%)
1 Legumes, verduras e frutos 4,847,57 3.754. - 22.53
2 Trigo 16,782,3 23.295. 38.81
3 Milho 268,33,592 626.448. 141.
4 Preparações alimentícias 83.38 1.15. 32.31
5 Ração animal e matérias primas 421,325,424 21.784. -52.8
6 Folha de  tabaco seco 65,684,95 45.289. -31.37
7 Minérios e minerais 221,744,436 356.17. 6.7
8 Produtos químicos 17,186,15 18.68. 9.3
9 Materiais plásticos 5,799,873 7.852. 35.28
1 Madeira e produtos de madeira 55,726,23 6.69. 7.79
11 Algodão 241,959,885 25.175. 3.4
12 Matérias-primas para calçado têxtil e de couro 76,825,549 68.855. -1.37
13 Sucata de aço 93,322 174.57 86.51
14 Metais normais 74,549,375 121.982. .3
15 Tipos de aço 7,5,648 2.456. -67.66
16 Máquinas, Equipamentos 18,554,75 13.312. -28.3
17 Peças e acessórios para automóveis 4,721,951 6.946. 47.11
18 Soja 144,67,213 192.792. 3.23
 
19

Outros

TOTAL

148.4.72

1.794.869.8

192.792.78

2.257.22.973

3.23

26.36

Expectativas de cooperação Vietnã-Brasil em 22:

- Intercâmbio de delegações de alto nível e ministerial e entre localidades (Cidade de Ho Chi Minh, Hai Phong)

- Continuação da valorização de apoio mútuo e recíproco nas organizações internacionais.

- Efetivação da abertura bilateral de mercados para 1 pacote de 4 produtos agrícolas durante a visita ao Brasil do Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento rural do Vietnã (prevista em Fevereiro 22).

- Finalizar discussões e fechar  Scopping Paper para negociações oficiais do Acordo do Livre Comercio Vietnã-Mercosul; iniciar negociações oficiais Vietnã-Mercosul. Reconhecimento pelo Brasil do Estatuto da economia de mercado do Vietnã.

- Aumento do valor do intercambio bilateral de 1-12%.

Com informações da Embaixada do Vietnã e fotos do arquivo BrazilianNews

 

 

 

Fonte: BrazilianNews

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium