Quarta, 12 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Saiba tudo sobre...

Postada em 23/12/2019 ás 15h05

Publicada por: Geysa Silva

Dor nas costas - Causas, tipos mais comuns e quando é motivo de alerta
A dor nas costas pode indicar problemas muito mais sérios do que você imagina
Dor nas costas - Causas, tipos mais comuns e quando é motivo de alerta

Foto: Divulgação

Certamente, você já reclamou de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Isso porque, trata-se de um problema muito comum que afeta desde os mais jovens até, principalmente os idosos. Nesse sentido, estima-se que todo mundo terá pelo menos um episódio dessas dores, ao longo da vida.

Basicamente, seus sintomas e tratamentos podem variar. Isso em razão de que, as dores podem partir de vários pontos diferentes das costas. A própria coluna vertebral, músculos, nervos e até alguns órgãos podem ser os percursores do problema.

Nesse contexto, a dorsalgia pode mudar completamente o estilo e qualidade de vida, daqueles que a tem. Por isso, entenda quais são suas causas, tratamentos e até mesmo os tipos de dores e seus significados. Dentre seus sintomas, estão:

Dor aguda

Dor que irradia para as pernas

Diminuição da flexibilidade

Dificuldade para se mover

Primeiramente, é necessário entender que suas causas podem variar desde as mais simples, até causas mais sérias que exigem tratamento mais complexos. Algumas delas, são:

Má postura

Exercícios executados de maneira errada

Estresse

Excesso de peso

Quedas

Sedentarismo

Escoliose

Hérnia de disco

Artrose ciática

Aneurisma na aorta

Estenose espinhal

Infecções nos ossos

Fibromialgia

Polimialgia

Vale ressaltar, que ainda existem causas relacionadas à distúrbios intra-abdominais que irradiam as dores na região das costas. Como, por exemplo:

Apendicite

Cálculo renal

Endometriose

Cistos ovarianos

Infecções da bexiga

Torção testicular

Câncer de ovário

Tipos de dores nas costas

Basicamente, há vários tipos de dores nas costas, com intensidades e em locais diferentes. Nesse sentido, saber diferenciá-las pode contribuir para um diagnóstico mais rápido. Por isso, é importante que se atente para os sintomas.

Em primeiro lugar, as dores localizadas nas laterais das costas, sendo lado direito ou esquerdo, podem ser de origem ortopédica. Sendo assim, podem indicar possível hérnia ou artrose. Nesses casos, pode ser tratada com anti-inflamatórios e se for de origem crônica, a prática de Pilates e fisioterapia irão ajudar.

Há também dores nas costas ao respirar, e geralmente são apenas musculares. Contudo, se persistirem após duas semanas, elas podem estar ligadas a ansiedade e estresse. Por isso, é indispensável que após o diagnóstico, o paciente inicie um tratamento psicológico.

Em outros casos, a dor pode se manisfestar na região dos rins, e indicar possíveis cálculos renais. Nesse sentido, um urologista fará os exames necessários para o diagnóstico. E por fim, as dores nas costas que geram pressão no peito, podem ser indícios de problemas cardíacos. Por isso, um cardiologista deve ser procurado com urgência.

Ela pode indicar problemas em outras partes do corpo

Geralmente, quando uma pessoa sente dores em um determinado local do corpo, ela procura um tratamento imediato para aquele lugar com problema. Contudo, esse comportamento pode ser perigoso, pois ao tomar essa atitude, pode ser que somente um sintoma seja tratado, e não a doença causadora do desconforto.

Isso porque, o corpo é um organismo inteiramente ligado. Por isso, assim como em outras partes do corpo, a dor nas costas pode indicar problemas muito maiores, e nem sempre eles serão localizados na região dos sintomas. Isso acontece, por exemplo, com a inflamação do nervo ciático, que se localiza na região da cintura até as pernas, e sua dor irradia pelos membros inferiores.

Ainda nessa perspectiva, as dores nas costas podem indicar problemas como a osteoporose, por exemplo. A doença, aliás, consiste no enfraquecimento dos ossos e atinge, na maioria das vezes, as mulheres. Além disso, tais dores podem sinalizar ainda o surgimento de problemas urinários como o aparecimento de pedras nos rins e na uretra, ou infecção urinária.

Inclusive, a dor na região das costas também pode ser sinal de inflamação no pâncreas, apendicites, cistos ou câncer nos ovários, além de vários outros tipos de cânceres. Por esse motivo, a automedicação é uma escolha perigosa, e ao sinal da primeira dor, um médico deve ser consultado.

Gostou dessa matéria? Certamente deveria ler um pouco sobre: Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los

Fontes: Minha VidaMinha Vida.

Fonte: Segredos do Mundo \ Minha Vida

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium