Sexta, 07 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
(89) 9997-78108
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Lucas Oliveira Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9997-78108

Cidades - Chuva

Postada em 23/12/2019 ás 23h59

Publicada por: Lucas Oliveira

Chuva deve retornar no Natal; previsão aponta janeiro e fevereiro chuvosos
Janeiro e fevereiro chuvosos no Estado do Piauí
Chuva deve retornar no Natal; previsão aponta janeiro e fevereiro chuvosos

Terminou nesta sábado (21), a primavera, conhecida no Piauí por ser a estação mais quente e seca do ano, popularmente denominada de ‘br-o-bró’. A nova estação começa na madrugada deste domingo, período que concentra as chuvas no Piauí e grande parte da região do Nordeste.

Foi um br-o-bró muito quente e seco em todo o Piauí. A cidade de Campo Maior enfrentou dias muito desconfortáveis com máximas que chegaram aos 40,5° e muitos dias de tempo seco com umidade desértica de 14%. A chuva também diminuiu bastante. A zona rural concentrou os maiores volumes no período. (Equipamento localizado nas proximidades do Monumento do Jenipapo registrou 93 mm entre o dia 1° de setembro e hoje, 21 de dezembro). No entanto, os volumes na zona urbana ficaram bem abaixo disso.

Quando a chuva retorna?

De acordo com previsão divulgada pelo Instituto Climatempo, a chuva deve voltar para a região de Campo Maior apenas no dia 24. O feriado de Natal, no dia 25, também deverá ser marcado por ocorrência de chuva.

Durante o fim de semana do Natal e a segunda-feira, não há expectativa de chuva na região devido a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). Somente na terça-feira, véspera de Natal, é que a chuva deve retornar.

O mês de dezembro termina muito seco e praticamente não houve registro de chuvas significativas na região de Campo Maior com exceção de algumas áreas rurais. A estação automática de Campo Maior, gerenciada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), só observou em todo o mês apenas 3 mm. A média para dezembro é 100 mm.

Como será a estação chuvosa nos próximos meses

Em janeiro, Muita chuva e menos calor do que a média em todo o Nordeste brasileiro.

Em Fevereiro, Menos chuva do que em janeiro, mas ainda acima da média em todas as áreas, e com temperatura abaixo do normal. Na parte norte da Região, a atuação da ZCIT é bem evidente, especialmente em fevereiro.

Já em março, a chuva diminui em todas as áreas, mas o sul da Bahia ainda tem volumes acima da média com a permanência de uma frente fria na região.

Fonte: Climatempo

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium