Terça, 28 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Altos-PI

Altos-PI

Seja um correspondente.

Cidades - Em Altos

Postada em 01/01/2020 ás 11h45 - atualizada em 01/01/2020 ás 11h53

Publicada por: Geysa Silva

Patrícia Leal encerra 2019 com o maior investimento já realizado na cidade
Gestora enumerou ações e investimentos realizados no município
Patrícia Leal encerra 2019 com o maior investimento já realizado na cidade

Foto: Reprodução

O Brasil viveu no ano de 2019, uma das suas mais profundas crises econômicas e políticas de sua história. O ano, foi considerado um dos mais difíceis para se administrar um município, pedindo dos gestores locais equilíbrio, competência e criatividade para gerir as cidade. No Piauí, uma cidade se destacou e conseguiu avançar em seu desenvolvimento: Altos.

Administrado pela prefeita Patrícia Leal, Altos está se despedindo de 2019 com motivos para comemorar. Em anos de emancipação política, nunca se investiu tanto, fruto da obstinação e compromisso da gestora, que deu um verdadeiro show, mostrando que se pode gerir a coisa pública com responsabilidade, mesmo em tempos de crise.

Destacar todos o avanços da cidade, seria um pouco difícil, mas vale apena destacar obras importantes na área de mobilidade, habitação, saneamento, cultura, lazer, educação, saúde e infraestrutura. Tudo isso, com o apoio do deputado Warton Lacerda, quem tem auxiliado Patrícia Leal na busca por emendas federais, junto aos senadores e deputados federais, além da ajuda do governo do Estado. Nesse cenário, vale destacar a parceria com o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Assis Carvalho e o governador Wellington dias. Quase 200 milhões de reais foram investidos durante os últimos 07 anos da gestão da prefeita.

Na educação, Altos fez o dever de casa. Se destaca como referência no IDEB e foi inclusive homenageado com o prêmio gestor nota 10 da UNDIME. A cidade, tem um dos menores índices de evasão escolar do Piauí, e é recordista em premiações em olimpíadas, qualificação dos profissionais da área e valorização dos professores. Também, duas creches foram construídas no padrão FNDE, que tem refeitório, sala de atividades, onde as professoras trabalham de forma lúdica, a cozinha destas creches são todas industrializadas, um modelo. foram reformadas todas as escolas do município, proporcionando uma estrutura adequada para aprendizagem dos alunos. E ainda foram comprados carros para a Educação com recursos próprios

Na área da saúde, foram construídas sete Unidades Básicas de Saúde completas, não sendo simples postos de saúde. São bem amplas, com sala de vacina, sala de atendimento do médico, sala da enfermeira, recepção. a última inaugurada, foi a do bairro Bacurizeiro. São unidades que proporcionam o conforto, tanto para o profissional como para quem procura o serviço médico. Também foram compradas duas ambulâncias com recursos próprios, bem como a instalação de academias da saúde na cidade. O Hospital possui uma lavanderia com tecnologia de última geração, diminuindo o risco de contaminações aos pacientes. O prédio foi todo reformado. Realiza-se partos e pequenas cirurgias, contando com aparelho de Raio-X e eletrocardiograma.

Altos Ganhou dois conjuntos habitacionais, cada uma com mais de 300 casas, antes disso, o último conjunto habitacional tinha sido construído em 1982. Muitas construtoras foram atraídas com o plano de isenção fiscal do município, e isso gerou vários empregos locais na construção civil, pois era uma exigência da prefeitura, para movimentar a economia local.

No esporte, foi reformando o estádio de futebol Felipão, que era um estádio bem acanhado, com estrutura mínima que foi ampliada, não só na capacidade de pessoas de pessoas que possam assistir, mas a estrutura, onde as pessoas se sentem bem acolhidas, com alambrado, gramado. Conta ainda com iluminação, que não tinha, e impedia jogos à noite, para que possa proporcionar aos altoenses assistir os a qualquer hora. Hoje, o time do Altos é o melhor do Piauí, segundo a CBF.

Foi resgata a comemoração do 7 de Setembro, que cresce cada vez mais, com participação de toda a cidade. foi criado o Festival Cultural São João na Roça, que está no calendário do Governo do Estado, com barracas, comidas típicas, apresentação de quadrilhas. Aniversário da cidade era apenas um feriado, com portas fechadas, mas agora todo ano há a comemoração, sempre com shows artísticos e festa das crianças, com distribuição de presentes.

Na Assistência Social houve várias evoluções, como o tratamento às gestantes, que agora é de uma forma mais humana, com palestras, e no final destas palestras, é feita a distribuição dos enxovais. Houve inovação com a distribuição de filtros, e foi comprado um carro para a Assistência, com recursos do Criança Feliz.

Mas o maior avanço foi na infraestrutura e mobilidade. Em Altos não existia recolhimento de lixo, era um caminhão para a cidade inteira. Foi contratada uma empresa terceirizada, com caminhão compactador, roçadeira, atuando direto, além da unidade de tratamento dos resíduos.

Na gestão de Patrícia Leal, foi feito a maior construção de calçamento e asfalto da história. embora, ainda há muito que fazer. Foram construídas muitas praças e outras reformadas, com a da Matriz, que é muito importante para a cidade, é um cartão-postal. A última reforma, havia sido em 1992, estava muito feia e maltratada. As avenidas, a João de Paiva, que era um buraco, mas hoje, se ver até canteiro na avenida, sendo inclusive asfaltada. A avenida 12 de Outubro, que além de ter sido revitalizada, com o canteiro com plantas, bancos, foi colocado iluminação de LED, que é melhor. Era uma avenida escura, bem transitada. Também foram realizadas várias melhorias nas estradas rurais, possibilitando melhor mobilidade da população.

trânsito, houve a implantação de 08 semáforos, sendo um avanço para organizar o trânsito da cidade. Foi realizada a perfuração de mais de 80 poços, sendo feita a distribuição para as casas, não só levando a encanação, mas com a torneira dentro da residência. Esses poços foram na Zona Urbana e Rural. Em poços já existentes, houve a canalização, com recursos próprios. Foram adquiridas muitas Máquinas.Quando Patrícia assumiu, havia só tinha uma patrol quebrada e uma pá carregadeira sem pneus. Hoje, tem duas patróis novas, duas pá-carregadeira, uma retroescavadeira, um carro-pipa, três caçambas, um caminhão grande e um caminhão pequeno.Foi colocada iluminação de LED nas principais ruas, avenidas e praças, sendo mais de 300 pontos de LED espalhados pela cidade.

Mais avanços para 2020

Com a atuação de Warton Lacerda na Assembleia Legislativa, vários requerimentos para beneficiar o povo de Altos já foram apresentados. Exemplo claro, será a instalação do batalhão da polícia militar, levando mais segurança para os altoenses. Outro requerimento, é a revitalização da linha do metrô, que já está em estudo. Warton e Patrícia, querem garantir comodidade aos estudantes, trabalhadores e demais pessoas que precisam se deslocar para a capital. Também, foi requerido a agespisa a construção de reservatórios de água, para garantir o abastecimento para as famílias da terra da manga. A conclusão do terminal rodoviário é uma garantia dada pelo deputado Warton Lacerda e pela prefeita Patrícia Leal, garantindo segurança e conforto para os passageiros, turistas e transeuntes.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium