Segunda, 25 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Saúde - Estudo

Postada em 04/01/2020 ás 10h19

Publicada por: Bruna Sampaio

Uso de antibióticos pode aumentar risco de alergias
Pequisa publicada na revista Jama Pediatrics usou dados de 798 mil crianças norte-americanas
Uso de antibióticos pode aumentar risco de alergias

Foto: Reprodução

Um estudo publicado recentemente na revista científica Jama Pediatrics alerta para o uso indiscriminado de antibióticos em crianças. De acordo com o trabalho, tomar esse tipo de medicamento na infância pode aumentar o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, dermatites, renites e conjuntivites.

A pesquisa foi feita a partir de dados de 798.426 crianças cujas informações médicas foram recolhidas pelo Sistema Militar de Saúde (rede que atende militares e familiares nos EUA) entre 2001 e 2013. Cerca de 17% do grupo pesquisado foi tratado com um ou mais de um tipo de antibióticos, entre eles medicamentos à base de penincilina, penincilina com inibidor de beta-lactamase, cefalosporina, sulfonamida e macrólido.

O uso de penincilina aumentou o risco de alergias em cerca de 30%, o de macrólido em 28%, o de cefalosporina em 19% em comparação com as crianças que não receberam prescrições de antibióticos.

O uso de antibióticos tem sido colocado na berlinda por conta da possibilidade de surgimento de problemas imunológicos e de uma geração de bactérias resistentes aos medicamentos, as chamadas superbactérias.

O autor do trabalho, Sidney E. Zven, foi cauteloso ao comentar a pesquisa: “Não queremos aumentar o medo de antibióticos. Quando uma criança precisa de um antibiótico, ele deve absolutamente tomá-lo. Mas temos que dizer aos pais por que estamos prescrevendo ou não. É realmente importante concentrar-se na administração de antibióticos. Na minha perspectiva, essa é uma das principais implicações do estudo.” (Com informações do The New York Times)

Fonte: Metrópoles

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium