Sexta, 05 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Saúde - Cuidados com a saúde

Postada em 04/01/2020 ás 10h34 - atualizada em 04/01/2020 ás 11h13

Publicada por: Marina Sousa

Saiba quais os exames do check-up e comece o novo ano se cuidando
Aproveite janeiro para dar prioridade à sua saúde. Testes podem detectar doenças em estágio inicial.
Saiba quais os exames do check-up e comece o novo ano se cuidando

Foto: Online Marketing/Unplash

Ano novo, vida nova, certo? Que tal aproveitar janeiro para investir na própria saúde? O primeiro passo para avaliar a situação é procurar um médico: só ele pode receitar um check-up, um conjunto de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais para avaliar o estado geral e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas.

A bateria de testes deve ser feita com alguma regularidade e a frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente. O tempo varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e o familiar. Normalmente, é indicado que a realização dos exames seja feita na seguinte frequência:

Adultos saudáveis: a cada 2 anos;

Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer: a cada 6 meses;

Pessoas com fatores de risco para alguma doença, como pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado: uma vez por ano.

É importante também que pessoas com risco de problemas cardíacos tenham atenção especial à saúde, sempre estando atentos a alterações no organismo, como cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.

Exames mais comunsOs exames solicitados no check-up permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue, como anemia e leucemia, por exemplo.

Os principais exames são:

Glicemia em jejum;

Hemograma;

Ureia e creatinina;

Ácido úrico;

Colesterol total e frações;

Triglicerídeos;

TGO/AST e TGP/ALT;

TSH e T4 livre;

Fosfatase alcalina;

Gama-glutamiltransferase (GGT);

PCR;

Exame de urina;

Exame de fezes.

Além desses exames, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como transferrina, ferritina, marcadores tumorais e hormônios sexuais. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados pelo médico a realização de ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. No caso de pacientes diabéticos, também pode ser pedido o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

1. Check-up para mulheresNo caso das mulheres, é importante que sejam realizados de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.

2. Check-up para homensÉ recomendado que homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.

3. Check-up para fumantesNo caso dos fumantes, além dos exames normalmente solicitados, é recomendada a dosagem de alguns marcadores tumorais, como alfafetoproteína, CEA e CA 19.9, espirometria com avaliação de função respiratória, eletrocardiograma com prova de esforço e análise de expectoração com pesquisa de células cancerígenas.

Fonte: Tua saúde

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium