Terça, 31 de março de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha CCOM coronavírus
Piauí - Carteira do autista

Postada em 09/01/2020 ás 07h59 - atualizada em 09/01/2020 ás 08h04

Publicada por: Bruna Sampaio

Bolsonaro sanciona lei de Rejane Dias que institui carteira do autista
Lei recebe o nome Romeo Mion, filho mais velho do apresentador Marcos Mion.
Bolsonaro sanciona lei de Rejane Dias que institui carteira do autista

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira (08), a Lei 13.977 que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A Lei é fruto de Projeto da deputada federal Rejane Dias e recebe o nome de Lei Romeo Mion, filho mais velho do apresentador Marcos Mion, que é autista.

A carteira será expedida pelos órgãos responsáveis pela execução da política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista dos estados, Distrito Federal e municípios, mediante requerimento acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

“É uma vitória para o autismo no Brasil. Valeu a pena toda a nossa luta para emplacar o Projeto em todas as comissões e nos Plenários da Câmara e do Senado”, disse Rejane Dias, que afirmou não haver dúvidas de que o Projeto seria sancionado.

Por meio das redes sociais, o apresentador Marcos Mion agradeceu recentemente a deputada federal Rejane Dias pela criação do Projeto. O Projeto da parlamentar tramitou durante um ano nas Comissões da Câmara e foi aprovado pelo Plenário do Senado e da Câmara, em menos de 1 ano.

“Eu sou grato a Deus por ter feito nossos caminhos se cruzarem! Eu sonhava há algum tempo com a carteira e quando começamos a pesquisar, vimos que você já tinha brilhantemente redigido o projeto! Essa vitória é nossa e de toda comunidade! Não tenho como esconder a honra e alegria eterna de ter o nome do meu filho, que foi quem me ensinou o Autismo, o amor, a dedicação sem limites, ele que é o responsável por toda minha luta”, disse o apresentador.

O documento visa à garantia de atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O projeto também obriga as salas de cinemas a reservarem uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista, devendo as empresas oferecerem recursos de acessibilidade.

Fonte: ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Será realizada campanha solidária da associação amigos da Irmã bel

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Nota de Pesar

Esperantina-PI Por Francisco Menezes

Turista morre afogado no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Floriano permanece sem casos suspeitos de coronavírus

Colônia do Gurgueia Por Francelia

Profissionais da saúde de Colônia do Gurgueia no combate ao coronavírus

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium