Terça, 31 de março de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha CCOM coronavírus
[email protected]
(86) 98844-3653
Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Lucas Stefano Saiba tudo o que acontece na região.

[email protected]

(86) 98844-3653

Cidades - Educação/Timon

Postada em 09/01/2020 ás 11h44

Publicada por: Lucas Stefano

Timon terá primeira escola bilíngue com LIBRAS para alunos com surdez
As vagas ofertadas são para alunos do 3º ao 8º ano no turno da tarde.
Timon terá primeira escola bilíngue com LIBRAS para alunos com surdez

A inclusão está presente na Educação de Timon, e a mais nova conquista nessa área é que o muincípio terá a primeira escola bilíngue para a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A EMEF Urbano Martins, que fica localizada na Rua João Joca Assunção, nº 2015, no Parque Piauí, está com matrículas abertas e oferta 25 vagas para surdos. Essa ação beneficiará professores, alunos, funcionários e estudantes com surdez para um completo desenvolvimento de habilidades com a linguagem.

   

 

As vagas ofertadas são para alunos do 3º ao 8º ano no turno da tarde. Para a matrícula, basta comparecer à escola com a documentação, que inclui: Certidão de nascimento para comprovação da idade do aluno; CPF do aluno; CPF do responsável; Comprovante de endereço constando o CEP; e histórico escolar.

De acordo com a diretora da unidade, Vilma Pinheiro, a escola vem sendo preparada para receber esse público e tudo está sendo feito para proporcionar um ambiente onde haja troca de conhecimentos. Toda a equipe de professores e os funcionários passarão por capacitação para atender o novo público.  “Aqui já temos uma professora intérprete de LIBRAS, mas com a ampliação da oferta de vagas esse número deve aumentar e em todas as salas que tiverem estudantes surdos haverá um profissional da área”, explicou.

Atualmente a escola funciona de manhã e à tarde e tem capacidade para 640 alunos, sendo 320 em cada turno. Possui oito salas de aula, sala de professores, sala de informática, biblioteca e banheiros adaptados. Em breve, a escola deve passar por uma manutenção em toda a estrutura física para início do ano letivo.

De acordo com a secretaria de Educação, Dinair Veloso, essa é uma ação que visa à integração e efetiva inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. É um trabalho que já vem sendo realizado com capacitações e cursos de LIBRAS para professores e demais profissionais da educação municipal. “Temos uma visão ampla desse processo de ensino, e incluir surdos na escola regular é uma forma de trazer conhecimento para os alunos e demais profissionais que trabalham na educação. Será a primeira escola bilíngue do leste do Maranhão e de Timon”, disse.

Fonte: CGCOM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium