Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Destaques da mídia
20/01/2020 11h40
Por: Jornalista Milton Atanazio

20 de Janeiro - Segunda-feira - Os destaques da mídia nacional

20 de janeiro, segunda-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Aqui estão os principais assuntos para você ficar bem-informado - Legislativo e Judiciário em recesso
Aqui estão os principais assuntos para você ficar bem-informado - Legislativo e Judiciário em recesso

Candidatos que fizeram o Enem esperam uma resposta do governo sobre o erro nas notas. Atenção total na fronteira em Mato Grosso do Sul após a fuga de presos de uma facção brasileira no Paraguai. O que disse o príncipe Harry após perder o status da realeza. O drama de quem tenta se recuperar da intoxicação associada à cerveja da Backer em Minas. O BBB20 vem aí, e já sabemos quem vai entrar na casa mais vigiada do Brasil.

Fuga em massa

Mais de 70 integrantes de uma facção paulista fugiram de um presídio em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com o Mato Grosso do Sul, por um túnel. Autoridades do Paraguai disseram que há fugitivos brasileiros e paraguaios e investigam a participação de funcionários da prisão. Do lado de cá, o governo reforçou a segurança com bloqueios na fronteira e a polícia monitora as rodovias do estado.

Falha no Enem

O Ministério da Educação prometeu anunciar hoje uma solução para o erro nas notas do Enem. No sábado, após uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub admitiu "inconsistências". O governo não informou o número de candidatos prejudicados e no domingo disse que apura possíveis erros tanto na prova do 1º dia quanto na do 2º.

Estudantes estão preocupados porque amanhã começam as inscrições do Sisu, o sistema de seleção unificado para universidade públicas que usa as notas do Enem.

Virgínia Medina, 20 anos, tenta pela quarta vez entrar em medicina. "Meu medo é o erro não ser corrigido e eu ser prejudicada no Sisu. Foi um ano inteiro de investimento. Eu morei em outra cidade para fazer cursinho, paguei as aulas, estudei bastante e agora comecei a me preocupar, porque aquela nota não condiz com a minha preparação", diz a estudante, que fez prova em Viçosa (MG).

Cerveja contaminada

Famílias de vítimas contaminadas após beberem a cerveja Belorizontina, fabricada pela Backer, em Belo Horizonte, começaram as investigações após notarem os primeiros sintomas, como mal-estar e dores abdominais. A Vigilância Sanitária de Minas Gerais recolheu garrafas e a perícia confirmou que estavam contaminadas com dietilenoglicol, uma substância altamente tóxica, que a Backer nega usar. O Fantástico entrou em contato com parentes de algumas das 19 vítimas identificadas até agora. Um deles está internado em estado grave sem conseguir falar e sem se movimentar. A reportagem ainda conseguiu entrar na cervejaria e filmar os tanques interditados.

Contaminação da cerveja: Fantástico entra na Backer, responsável pela fabricação da bebida

Regina Duarte

A atriz Regina Duarte ainda não anunciou se aceita ou não o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria da Cultura. Ela substituiria Roberto Alvim, demitido após divulgar um vídeo com referências nazistas. Segundo a colunista Natuza Nery, Regina pediu para se reunir pessoalmente com Bolsonaro e ter uma conversa olho no olho.

Força da água

Lama invadiu prédio da Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves, no Espírito Santo — Foto: Kaique Dias/ TV Gazeta

Um temporal varreu o sul do Espírito Santo no fim de semana e provocou 6 mortes: 3 em Iconha e 3 em Alfredo Chaves, as cidades mais afetadas. Cerca de 400 pessoas estão fora de casa e bombeiros procuram desaparecidos. Em Iconha, uma passarela desabou e a enchente subiu até o 2º andar de um hospital.

Força da água arrastou carros em Iconha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Em Belo Horizonte, um forte temporal no domingo provocou alagamentos e colocou a cidade em alerta para possíveis deslizamentos. Algumas regiões tiveram, em duas horas, um terço da chuva esperada para o mês inteiro. À noite, moradores protestaram para cobrar ações da prefeitura.

Climão na família real

O príncipe Harry começa a colher as consequências da decisão de se afastar da realeza britânica. No sábado, a rainha Elizabeth II anunciou que o neto e Meghan Markle perderão seus títulos e, em consequência, deixarão de receber dinheiro público repassado pela coroa. Na prática, significa que eles não serão mais considerados membros da família real. Harry lamentou: "Nossa esperança era continuar servindo à rainha. Infelizmente, não foi possível". Isso me traz uma profunda tristeza."

princípe Harry e sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex, em 7 de janeiro, em Londres — Foto: Reuters/Toby Melville

Davos

Começa nesta semana a 50ª edição do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação no evento por questões de segurança, segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Quem representará o governo brasileiro será a presença ministro da Economia, Paulo Guedes.

No encontro, líderes mundiais e chefes das maiores empresas do mundo discutem desenvolvimento econômico e crescimento global, mas também "Economias mais justas", "Como salvar o planeta", "Futuros saudáveis" e "Tecnologia para o bem".

Eleição na Bolívia

Luis Arce, ex-ministro da Economia, foi escolhido por Evo Morales para disputar a presidência da Bolívia no dia 3 de maio. O ex-presidente está refugiado na Argentina e reuniu em Buenos Aires o Movimento ao Socialismo (MAS), seu partido, para definir a chapa. O ex-chanceler David Choquehuanca será candidato a vice-presidente. Evo renunciou em novembro, pressionado por militares, após vencer votação marcada por denúncias de fraude. O ex-presidente vai coordenar a campanha do MAS mesmo do exterior.

Revolta nas ruas

Manifestante lança chamas a partir de spray contra policiais que cercam o Parlamento do Líbano, em Beirute, neste domingo (19) — Foto: Hassan Ammar/AP Photo

O fim de semana foi de violentos protestos em Beirute, capital do Líbano. Manifestantes contrários ao governo e forças de segurança entraram em confronto tanto no sábado quanto no domingo. Mais de 400 pessoas ficaram feridas e o Exército foi acionado. Os protestos ocorrem desde outubro e já derrubaram o ex-premiê Saad Hariri, em meio a uma grave crise econômica no país.

Manifestante em Beirute, no Líbano, usa galho de árvore contra cerco policial, que revida com jatos d'água, durante protesto neste sábado (18) — Foto: Hassan Ammar/AP Photo

Globoplay nos EUA

Globoplay foi lançado nos Estados Unidos neste domingo. A plataforma de streaming conta com séries, minisséries, novelas, produções originais, sucessos do cinema brasileiro, programas infantis, música e outros conteúdos. São mais de 500 títulos disponíveis para ver quando quiser, além do conteúdo do canal internacional da Globo.

Vai começar!

Os 18 participantes do BBB20, anunciados no sábado (18) — Foto: Divulgação/Globo

O BBB20 começa amanhã e já revelou os 18 participantes que entrarão na casa em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão. Clique aqui para saber quem são.

Carnaval 2020

Em 2020, Raissa Machado comemora 7 anos como rainha de bateria da Viradouro — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Raissa Machado, rainha de bateria da Viradouro, fala de cobrança com o 'corpo perfeito', posa com exclusividade para o G1 e fala da permanência na vermelho e branco de Niterói após 7 anos.

  • Rosas de Ouro fará desfile sobre quarta revolução industrial com chips nas fantasias e realidade aumentada em 3D

 

 

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp