Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

22°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
23/01/2020 10h47 Atualizada há 2 anos
Por: Marina Sousa

Você sente dor no joelho ao fazer exercícios? Veja como tratar

Muitas pessoas sentem dor na face anterior do joelho ao correr, subir ou descer escadas, jogar um futebol ou, até mesmo, em treinos de musculação.

Na maioria das vezes, essa dor está associada ao desgaste entre a patela e o fêmur. Ela prejudica a cartilagem entre eles, atrapalhando o deslizamento ao realizar os movimentos de flexão e extensão. Normalmente, esses quadros são referentes a uma lateralização da patela, o que pode levar ao que conhecemos por condromalácea patelar.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Durante muito tempo, a recomendação nesse tipo de caso era fortalecer uma porção específica do vasto medial, o oblíquo, na tentativa de puxar a patela medial, reposicionando essa estrutura. Para isso, usavam implementos (como bola) entre os joelhos ao realizar exercícios de agachamento e leg press, por exemplo.

Contudo, há algum tempo a conduta foi alterada. Um grupo de pesquisadores brasileiros mostrou que devemos fortalecer primeiramente o quadril.

A ideia é, mais precisamente, fortalecer o glúteo médio e o glúteo máximo, que têm importantes funções na rotação externa do fêmur e, assim, diminuir os problemas decorrentes desse enfraquecimento.

Procure um fisioterapeuta que possa trabalhar em conjunto com um bom profissional de educação física. A abordagem multidisciplinar é essencial nesses casos.

Fonte: Metrópoles
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp