Segunda, 17 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 98129 7898
Dom Expedito Lopes

Dom Expedito Lopes

Josely Ecologista Correspondente no município

[email protected]

(86) 98129 7898

Cidades - Meio Ambiente

Postada em 24/01/2020 ás 09h35 - atualizada em 05/02/2020 ás 09h52

Publicada por: Josely Ecologista

Artista e Universitários visitam a Cidade Encantada em São José do Piauí
A Cidade Encantada ficou em foco após rede nacional fazer matéria como a Capadócia Nordestina.
Artista e Universitários visitam a Cidade Encantada em São José do Piauí

CIDADE ENCANTADA

A cantora Caroline Pacheco de São José do Piauí, amigos de Picos e universitários da capital Teresina visitam a Cidade Encantada em São José do Piauí a Capadócia Nordestina.

A Cidade Encantada do Piauí é região cercada por belas paisagens naturais, com formações rochosas, vegetação diversas e pinturas rupestres, fica localizado a aproximadamente 7km de São José do Piauí.

Foi um final de semana recheado de aventuras e descobertas.

 

No sábado dia 18 recebemos a visita de uma equipe formada por alunos de Geografia da UFPI de Teresina Piauí, sob responsabilidade do professor Ícaro, que vieram conhecer o local acompanhado do Professor José Francisco para uma aula de campo registrando e anotando as explicações do professor José Francisco que é um especialista em Geodiversidade, Geoturismo formado pela UESPI mestrado pela UFPI e um dos pesquisadores do local.

 

Na ocasião o Pesquisador José Francisco fez uma descoberta de um possível fóssil em forma de peixe cravado na parte superior da rocha do paredão das pinturas rupestres, imagem até então desconhecida até mesmo para o guia Josely Ecologista que ja explora o local a mais de vinte cinco anos.

Professor José Francisco

O local que se trata de área de relevo ruiniforme, rica em geoformas de dimensões variadas, tais como morro testemunhos, pedras furadas, torres, pináculos, alvéolos, Demoiselles, juntas poligonais, entre outras, inventariadas e quantificadas na dissertação de mestrado do prof. Geógrafo José Francisco, que realizou o levantamento da geodiversidade local e o potencial geológico/geomorfológico da área para fins turísticos e educacionais.

Em sua dissertação de mestrado, ao longo de 250 páginas o professor José Francisco esplana sobre Geodiversidade, Geoturismo, Patrimônio geológico, patrimônio geomorfológico, entre outros temas relacionados à área e faz o inventário e a quantificação de 14 geomorfossitios localizados em duas áreas denominadas por ele de 1° e 2° Cidades de Pedras, as quais correspondem respectivamente a área hoje conhecida como Capadócia Nordestina e outra de aspecto semelhante localizada em São João da Canabrava.

 Uma trilha bem puxada onde visitaram duas extremidades da Cidade Encantada a Capadócia nordestina.

Já a equipe da cantora Caroline Pacheco, fizeram uma trilha mais concentrada na parte superior e considerada mais bela do local, uma trilha bem mais fácil onde teve uma visitante idosa e uma criança, também a presença de uma cachorrinha.

 

Foi um domingo de aventura para a artista da Terra.

A Cantora Caroline Pacheco faz parte de uma dupla ao lado da sua irmã Mariana Pacheco, denominado de “Dupla Algo de Nós”. As duas jovens vem se destacando a cada dia nas cidades de São José do Piauí, Cidade onde moram e em toda regiam, estão em foco nos programas de TV e Rádios da cidade de Picos – PI.

Neste domingo 19 a cantora encarou uma grande aventura ao lado de seu namorado e amigos. Fizeram uma trilha sobre as formações rochosas da Cidade Encantada hoje também conhecida como a Capadócia nordestina.

Foi uma experiência maravilhosa, fiquei encantada com tamanhas belezas, a cada caminhada as paisagens ficavam mais belas, eu e meus amigos adoramos essa trilha, vale a pena conhecer, eu sou e moro em São José, mas nunca tinha ido visitar agora afirmo e convido tanto as pessoas daqui como de outras cidades venham visitar a Cidade Encantada vocês vão amar essa experiência”. Exclamou a cantora Caroline Pacheco.

Cantora Caroline Pacheco

O local possui diversas atrações para turistas: são passeios de trilha, cachoeiras manuais e cânions. Para os aventureiros e apaixonados pela natureza, as possibilidades são muitas.

Apesar de esbanjar belezas naturais, o local é ainda pouco explorado. Ele fica entre os municípios de São José do Piauí, Bocaina, Sussuapara e São João da Canabrava, são em torno de 10km quadrado de formações rochosas

A trilha é um dos passeios mais procurados Faz-se um verdadeiro rally ecológico para se chegar até lá passando por ladeiras com pedras soltas cercas de arames e um povoado fantasma, mas ao chegar o local muda completamente as paisagens o local se transforma em um parque de diversões para os aventureiros. É possível praticar escaladas, rapel, e praticar caminhada, e apreciar o paredão com pinturas rupestres e fosseis de peixe cravado na parte de cima, na rocha do paredão.

CONHECENDO A CIDADE ENCANTADA!

A CIDADE ENCANTADA DE PEDRAS

O SÍTIO ARQUEOLÓGICO: VESTÍGIOS DO PASSADO

Nos Povoados. Luz e Três irmãos, a aproximados 7 km da cidade de São José do Piauí e 37 km de Picos, fica um sítio arqueológico cheio de vestígios de antigos habitantes do Piauí. O local apresenta características peculiares, com inúmeras formações rochosas, picos de mais de 100 metros de altura, vegetação de caatinga, brejos, cachoeiras, poços naturais, canyons e fauna; os quais ainda são desconhecidos do mundo científico e turístico. No local tem algumas Pedras furadas, com formação mais bela que a de São Raimundo Nonato, segundo os visitantes.

Os visitantes devem ir bem preparados, pois o lugar é vasto e confunde quem não conhece fazendo assim as pessoas andarem em círculos. Por isso é importante estar com a presença de conhecedores do local (Guia Josely Ecologista whats: 86 98129-7898).

Além da beleza natural, vestígios arqueológicos como pinturas rupestres e fósseis, complementam os atrativos do lugar.

Para o historiador Professor José Francisco “o local é de grande importância, não apenas cultural, mas geomorfológica, geoturística, paleontológica, ecológica, etc. Pois além de ser detentora de pinturas rupestres da tradição agreste, o local é rico em lendas, é de rara beleza estética, principalmente por conta do relevo ruiniforme lá presente, também serve de área de nidificação de animais e local representativo da caatinga. Possui rica bio e geogiversidade”.

As pinturas rupestres ali presentes são muito mais que indícios de povos antigos, elas registram a possível passagem de alienígenas pelo Piauí. A prova disso é uma das gravuras que representa a figura de um ET. Mas, o local não foi estudado ainda, é preciso que arqueólogos, geógrafos e, até mesmo ufólogos, dentre outros cientistas, estudem o lugar para fazer uma datação e análise das pinturas de modo que se possa compreender que povos passaram por ali e em que época isso poderia ter ocorrido, bem como o que eles queriam dizer com aqueles sinais gravados nas pedras. Afirmou o guia Josely Ecologista. (blogueiro)

MISTÉRIOS E FENÔMENOS NATURAIS!

Por Josely Ecologista explorador do local a mais de 25 anos (Blogueiro R10)

Já acampei por lá muitas vezes e quase sempre registramos acontecimentos estranhos tipo aparições, barulhos, luzes e ruídos.

Uma vez, veio acampar comigo um grupo formado por pessoas evangélicas. Eles não acreditavam muito nas histórias que o povo conta sobre acontecimentos estranhos na região, mas, à noite, ouviram sons e barulhos inexplicáveis, como de tambor de índios de modo que ao saírem do lugar já não desacreditavam.

São muitos os mistérios naturais que ocorrem por lá, vou relatar só um que foi a ultima vez que acampei no local.

Fomos gravar um curta-metragem baseado em relatos reais que aconteciam naquele local curta que titulei como “A Casa Velha”, (CONFIRA ESSE FILME ABAIXO DA MATÉRIA) quando, à noite, toda a equipe do filme presenciamos muitas luzes se movimentando em meio à floresta, como se fossem caçadores com lanternas, então fomos para perto conferir quem estava lá, mas, quanto mais nos aproximávamos, mais as luzes se afastavam, e zoavam assovios em meio à mata.

LENDAS!

A LENDA DA SANTA ENCANTADA

Segundo os mais antigos, na cidade encantada existe uma formação rochosa onde, de longe, é possível ver uma santa em seu topo, mas à medida em que a pessoa se aproxima, ela desaparece.

Ao que contam, a santa sempre desaparece quando alguém tenta escalar a rocha  em que ela fica para chegar perto. O interessante é que quando ela desaparece, nem quem está em cima e nem quem está embaixo consegue ver ela mais.

Antigamente ela aparecia em outra pedra, mas devido às insistentes tentativas, ela mudou de lugar por duas vezes já, para não ser incomodada.

A LENDA DOS LEÕES DA TERRA

Muitos caçadores da região contam a história de uma mulher de branco que aparece em meio à noite na mata e lhes atrai para uma caverna nas rochas.

Os homens acreditando que iriam ter com a bela uma noite de luxúria e  pecados da carne, mas, lá chegando, a mulher desaparece e, em seu lugar, brotam da terra dois leões com duas presas enormes, semelhantes a marfins de elefante, e devoram os caçadores.

Poucos escaparam dessa emboscada, mas foram suficientes os sobreviventes para propagar a história pela região.

A PRINCESA ENCANTADA

Os mais antigos moradores do lugar contam há muito tempo que as  rochas da cidade encantada são na verdade um reino encantado há muito tempo por um feitiço antigo que transformou o lugar em pedra.

Reza a lenda que no lugar existe uma grota nas rochas em que se esconde uma serpente enorme. No dia em que alguém matar a cobra, o reino vai se desencantar e a serpente vai assumir a forma de uma linda princesa que, em agradecimento, vai se casar com o salvador e lhe tornar dar o tesouro de seu reino, deixando a pessoa muito rica.

A cidade encantada, é um local cercada de magias e encantamentos, fazendo, assim, jus a seu nome. São muitos os que se aventuram no lugar tentando desvendar seus mistérios e até desencantar a cidade, para ganhar a princesa e o tesouro.

Enquanto ninguém consegue, vale a pena visitar o lugar para conhecer as belezas naturais e arqueológicas da região, o que, por si, já deixará o visitante deslumbrado pelo cenário de enorme beleza.

Gostaria de visitar o local?

Para trilhas e ou acampamentos entre em contato:

Whats: 86 98129-7898 Josely Ecologista.

VEJA AS IMAGENS DESSA AVENTURA NO ALBUM CLICANDO AQUI!!

Fonte: Josely Ecologista

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium