Segunda, 17 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
CCOM - Campanha Cachoeiras do Piauí
Piauí - Reunião

Postada em 28/01/2020 ás 11h22 - atualizada em 28/01/2020 ás 11h34

Publicada por: Marina Sousa

APPM reúne prefeitos para discutir proposta de cofinanciamento da Saúde
Gestores assinaram proposta que será encaminhada ao Governo do Estado
APPM reúne prefeitos para discutir proposta de cofinanciamento da Saúde

Foto: Reprodução/Geysa Silva

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, reunião com os prefeitos e prefeitas do Piauí, na manhã desta terça (28), para tratar sobre a proposta da Secretaria Estadual de Saúde, de pagar os recursos atrasados do cofinanciamento na Saúde e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP).

O presidente da Associação, Jonas Moura, prefeito do município de Água Branca, explicou aos gestores que a proposta do governo do estado é parcelar o débito, que pode chegar a cerca de R$ 140 milhões.

Alguns prefeitos aproveitaram a ocasião para se pronunciar sobre a insatisfação com a proposta do Governo, que é de parcelar a dívida, suspendendo pagamentos atualizados. 

"Queremos encontrar uma solução que possa amenizar o sofrimento dos municípios piauienses. Queremos discutir com os gestores, expor nossa posição e cabe a cada gestor aceitar ou não", disse o presidente Jonas Moura.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, participou do evento. "A crise da Saúde é estrutural em todo o país e sei da realidade de todos os prefeitos. A APPM apresentou recentemente uma proposta de parcelamento de débito passado e uma suspensão de enquanto dê o parcelamento do cofinanciamento, ou seja, é como se o estado fosse pagar o município deixando de pagar o mesmo, uma coisa surrealista. Alguns prefeitos são contrários e outros a favor", comentou o prefeito Firmino Filho.

Proposta

Ao fim do encontro, os prefeitos assinaram a proposta que será encaminhada ao Governo. O objetivo é que a dívida em atraso seja parcelada em 25 vezes, sendo que a primeira parcela seja correspondente a 10% do débito e as demais 24 parcelas em valores iguais. Os prefeitos também aguardam uma nova proposta do Governo com relação ao presente e ao futuro.

Prefeitos querem solução

O prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra, informou que espera uma solução rápida. "Esperamos que haja um entendimento que seja bom para todos nós.  O objetivo é debater aqui com os demais prefeitos sobre essa questão", disse.

O prefeito de Pavussu, Julimar Barbosa, falou sobre a importância do encontro. " Esperamos sair daqui com uma solução que possa amenizar essa situação. A Saúde depende dessa recursos para seguir evoluindo", citou.

O prefeito de Francinópolis, Paulo Cesar, falou das expectativas. "Esperamos que haja um consenso e que o mesmo seja cumprido. Queremos uma solução para que a saúde de todas as cidades avancem", citou.

O prefeito de Porto, Dó Bacelar, também citou sobre o encontro. "Os gestores estão unidos nessa causa. É importante para todos nós essa discussão, pois sairemos daqui com definições sobre o financiamento da nossa Saúde", disse.

O prefeito de Demerval Lobão, Junior Carvalho,  falou sobre a importância do evento. "Estamos aqui para buscar uma solução para essa questão da Saúde e que é de todos nós. Todo o Estado está buscando esse entendimento e esperamos sair com ele", disse.

O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, marcou presença e ressaltou que espera uma solução. "Queremos um acordo, seja ele bom ou não. Precisamos discutir e sair daqui com uma solução para que possamos avançar", disse.

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Dr. Wilney, frisou a importância da discussão sobre o assunto. "Estamos unidos em busca dessa solução. Todos os municípios desejam que haja esse acordo para que a nossa Saúde avance mais. Esse financiamento é de grande importância", disse.

Com colaboração de Geysa Silva

Fotos: Geysa Silva

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São João da Serra Por Cosme Jales

Feira da agricultura Familiar será no domingo de eramos

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Entrega de livros didáticos na E. M. Joca Batista Vila Carolina

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Vereador Romário comemora posse com grande festa em Lagoinha do Piauí

Lagoa do Piauí Por Tarcísio Oliveira

Lagopiense participa de campeonato internacional de Badminton

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Baleado em tentativa de assalto necessita urgentemente de doação de sangue

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium