Domingo, 17 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Zé Santana
Zé Santana
Secretário da Assistência Social e Cidadania.
Piauí Benefício
29/01/2020 17h26
Por: Bruna Sampaio

Sasc entrega primeiras carteirinhas do passe livre do idoso intermunicipal

A carteirinha possui autenticação eletrônica contra fraudes.

Foto: Divulgação/Sasc
Foto: Divulgação/Sasc

O Governo do Estado e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) lançaram, na quinta-feira (23), em solenidade no Palácio de Karnak, a carteira do Passe Livre às Pessoas Idosas Carentes no Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal. Na oportunidade foram entregues as primeiras carteirinhas do passe livre.

O benefício foi implantado pela Sasc, por meio da Diretoria de Proteção Social Básica e da Gerência de Programas de Transferência de Renda e Benefícios Socioassistenciais, através do sistema Sasc Integração, e garante o mínimo de duas vagas gratuitas em cada viagem intermunicipal do Piauí.

“Consideramos esse benefício como da maior importância, pois ele é voltado para pessoas carentes da ‘melhor idade’ que, muitas vezes, precisam se deslocar, seja para resolver questões de saúde ou para visitar algum familiar, e não têm disponibilidade financeira para custear esse transporte. Hoje já entregamos as primeiras carteiras e estamos muito agradecidos por poder contribuir com uma conquista tão importante para nossos idosos”, afirma o secretário Zé Santana.

Continua depois da publicidade

O gerente de Programas de Transferência de Renda e Benefícios Socioassistenciais, Roberto Oliveira, explica como vai acontecer o processo de solicitação da carteira. “Temos um desafio imenso, mas já criamos todas as condições para que, rapidamente, nós possamos chegar a um número considerável de pessoas idosas tendo acesso ao benefício. Para fazer a solicitação é simples, basta se dirigir aos CRAS de cada município, lá os gestores e técnicos fazem a solicitação por meio do sistema Sasc Integração, que vai verificar se os dados do idoso estão de acordo com o que é exigido. Através do próprio sistema é possível incluir uma foto do idoso e a impressão deve ser feita no próprio Centro”, informa.

A carteirinha possui autenticação eletrônica contra fraudes. Através dessa autenticação, é gerado um código único, que possibilita às empresas verificar, por meio do Sasc Integração, a veracidade da carteira. Têm direito ao benefício pessoas com idade superior a 60 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos e que estiverem com o cadastro único atualizado.

 

Continua depois da publicidade
Fonte: Sasc
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®