Segunda, 30 de março de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Mundo animal

Postada em 31/01/2020 ás 17h04

Publicada por: Bruna Sampaio

Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?
É importante procurar ajuda médica imediatamente caso for picado por uma víbora.
Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?

Foto: Reprodução

Certamente, existem muitas pessoas que possuem um terrível pavor a cobras, mas nem todas são tão perigosas. Porém, existe um grupo desses animais que devemos tomar certa distância e ter um maior cuidado. São elas chamadas de víbora, fazendo parte de um grupo de serpentes venenosas.

As víboras são repteis vertebrados e possuem presas bastante afiadas. Bem como fazem parte da família dos vipérideos. Em suma, elas são serpentes do tipo venenosas com grande habilidade de dar o bote. Sendo assim extremamente perigosas.

Sendo um animal bastante adaptável, está presente em quase todos os países do mundo, com exceção da Austrália e Antártica. Assim como os tipos mais conhecidos de víbora são jararaca, cascavel, surucucu, víbora da morte, víbora cornuda, víbora do gabão e víbora de russel. No Brasil podemos encontrar Jararacas, Surucucus e Cascavéis.

Características de uma Víbora

As víboras são ovovivíparas, possuem cabeça triangular, característica essa das serpentes venenosas, assim como são extremamente ágeis. Sua dentição também é bastante apta para a inoculação de veneno em suas presas.

Suas principais características são presença de fosseta loreal, seus órgãos sensoriais, olhos pequenos com pupilas em formato vertical. Também possuem escamas alongadas e ásperas, cauda curta com a ponta bruscamente afinada além de hábitos noturnos.

Algumas dessas serpentes podem chegar a medir até 3 metros de comprimento, porém conseguem se camuflar bem nos lugares em que habitam. Isso é resultado das suas cores que variam entre bege, verde e preto. Fazendo com que elas passem despercebidas muita das vezes, um fator excelente na hora de se esconder dos inimigos ou dar o bote em sua presa.

A espécie de víbora europeia possui um tipo de acasalamento bem diferente das outras. O macho passa a língua na pele da fêmea, bem como vibra todo o seu corpo contra ela. E as fêmeas procuram machos fortes e saudáveis para que a sua prole tenha mais chances de sobreviver.

O veneno da víbora

A serpente víbora não sai para caçar. Ela geralmente espera sua presa se aproximar, para enfim dar o bote e injetar seu veneno. Como consequência sua presa morre logo depois, pois seu veneno é bastante poderoso.

Então é importante procurar ajuda médica imediatamente caso for picado por uma víbora. Os primeiros 30 minutos são fundamentais para salvas a sua saúde. Também é muito importante lavar o local com sabão e aplicar gelo.

Do mesmo modo nunca faça torniquetes ou cortem o local da picada, isso pode gerar infecções. Assim como não é bom que aplique folhas de plantas, ervas, pó de café, pasta de dente ou qualquer outra substancia, pois pode contaminar a picada.

No mais, sempre ficar atento ao andar em áreas de florestas e matas. Pois como se camuflam facilmente com a vegetação é complicado identifica-las. E ser for picado, corra para um hospital.

Fonte: Segredos do mundo/R7

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium