Segunda, 06 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Histórias do Piauí

Histórias do Piauí

Histórias do Piauí Histórias que marcam o Estado.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Veja mais detalhes!

Postada em 04/02/2020 ás 11h18

Publicada por: Geysa Silva

Conheça um pouco mais sobre a história de Teresina, capital do Piauí
A cidade é um mosaico de cores, sabores e diferentes culturas no nordeste brasileiro
Conheça um pouco mais sobre a história de Teresina, capital do Piauí

Foto: Reprodução

A Capital do Piauí é um mosaico de cores, sabores e diferentes culturas no nordeste brasileiro

A cidade de Teresina é a capital do Estado do Piauí. Ela fica localizada a 343 km do litoral do estado, representando a única capital da região Nordeste que não fica em uma região litorânea, pois está localizada na macrorregião do centro-norte Piauiense. Segundo o IBGE, sua população é de aproximadamente 848 mil habitantes, de acordo com estimativa do ano de 2016. Se considerada junto a cidade maranhense de Timon, a região da Grande Teresina passa a ter quase 1 milhão e 200 mil habitantes de população. Também é chamada carinhosamente de Terê, Capital do Meio-Norte, Cidade verde ou apenas The.

A cidade foi fundada em 16 de agosto de 1852, e as pessoas que nascem em Teresina tem o gentílico de teresinense. A padroeira de Teresina é a Nossa Senhora do Amparo. A distância entre Teresina e o Distrito Federal é de aproximadamente 1790 e sua altitude é de cerca de 72m relação ao nível do mar.

A História de Teresina

O surgimento de Teresina está estreitamente ligado à história do Rio Poti. A Coroa Portuguesa ofereceu o território como sesmaria Antônio Coelho Teixeira no ano de 1744. O primeiro proprietário de terras de Teresina viu o seu pequeno povoado crescer e se tornar uma vila, que ficou conhecida como Poti Velho. Hoje em dia, este bairro é considerado um dos mais antigos e tradicionais bairros da capital do Piauí.

Quando a cidade foi concebida no meio do século 19 já havia a intenção de que ela se tornasse a capital da então província do Piauí, fazendo com que Teresina se tornasse a primeira capital planejada do território nacional. No entanto, a capital anterior da província era a cidade de Oeiras. A mudança de capitais gerou desconforto político entre a população oeirense e teresinense.

O nome da cidade de Teresina é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, mulher responsável por fazer o intermédio da mudança de capital da província. A curiosidade é que o nome é, portanto, uma mistura entre os nomes Teresa e Cristina. Foi uma das primeiras cidades brasileiras que teve um nascimento artificial, desenvolvida em desenho geométrico.

A cidade de Teresina possui até hoje ruas completamente repletas de árvores. O que lhe rendeu o apelido carinhoso de Cidade Verde, nome que foi conferido pelo escritor Coelho Neto, nascido no estado do Maranhão. Hoje em dia a cidade de Teresina é considerada uma das capitais mais prósperas do país, com o crescimento considerável na Indústria Têxtil, no turismo e na área dos serviços.

Fonte: Lis Hotel

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium