Quarta, 08 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Audiência

Postada em 04/02/2020 ás 14h38

Publicada por: Jucelma Sales

Prefeitura de Picos realiza Audiência Pública para debater Plano Municipal
O plano de saneamento básico tem quatro dimensões.
Prefeitura de Picos realiza Audiência Pública para debater Plano Municipal

Foto: Robervanya Luz

A prefeitura Municipal de Picos (PMP) realizou na manhã desta terça-feira (04) na Câmara Municipal de Picos, uma Audiência Pública,  que teve a finalidade de debater e apresentar para a população um plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE).

De acordo com o representante do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo , desde  2007  foi criado  o marco regulamentário do saneamento básico do Brasil  sendo obrigatório todo os município que são os titulares pelo setor de saneamento , que elaborarem seus planos municipais do saneamento.

” O município de Picos já fez algum tempo atrás o plano municipal de resíduos sólidos para que seja regulada a questão  do abastecimento de água e esgoto . É necessário que se tenha esse plano Municipal de saneamento ou, um plano municipal de água e esgoto.  O prefeito, em função das grandes dificuldade  que todo Brasil enfrenta solicitou ao governador do Estado que determinou que a equipe do estado apoiasse o município na elaboração desse plano. Esclareceu Luiz Cláudio Lima Macedo.

O prefeito vai encaminhar oficialmente para a aprovação e após as colaborações das emendas , nós vamos ter um marco regulatório da água e do esgoto dentro do municio de Picos, isso é importante, porque a parti disso nós vamos ter a definição de todos os marco em relação a quantidade, a qualidade de custos de que o município vai ter”, informou Luiz Cláudio Lima Macedo .

A secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha,  fala que é muito importante que Picos tenha esse plano.

“A prefeitura municipal de Picos está realizando uma audiência pública para discutir o corpo administrativo , com os vereadores e, a sociedade de Picos. O plano municipal de Água e Esgoto é de fundamental importância que a cidade tenha um plano de saneamento básico,  porque isso representa saúde e cuidado com o meio ambiente,  cuidar da terra e cuidar da saúde da população”, enfatizou

O prefeito municipal de Picos, padre Walmir de Lima,  comenta que  a audiência publica é para a aprovação do plano de saneamento básico.

“Nós sabemos que  existe um prazo que até 2010, todos os municípios deveria está com seu plano do saneamento básico , se não tiverem poderão ser punidos dos recursos federais . Recentemente foi estendida até 2022 e, nós já estamos nos preparando, porque ainda  estamos dentro do prazo .Um dos critério de avaliação para a aprovação do recurso de repasse é que o município tenham o plano  encaminhado e, atendendo essa obrigatoriedade e  a necessidade do município que é trabalhar e se organizar. Nós já estamos nos preparando . E nessa audiência vai ser apresentado e prosternativamente ser a votação, sobre a aprovação desse plano”, Explicou o prefeito.

O plano de saneamento básico tem quatro dimensões, que são: abastecimento da água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e esgotamento das águas pluviais.

Fotos

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium