Sábado, 04 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 2107-5800 / 5847
OAB-PI

OAB-PI

OAB-PI Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.

[email protected]

86 2107-5800 / 5847

Piauí - Evento

Postada em 04/02/2020 ás 17h22 - atualizada em 04/02/2020 ás 17h57

Publicada por: Layane Valeria Amorim

OAB Piauí participa de Encontro Nacional
O evento aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, na segunda-feira (03).
OAB Piauí participa de Encontro Nacional

Foto:Reprodução

A Bancada Piauí, representada pela Vice-Presidente da Seccional, Alynne Patrício; pela Conselheira Federal da OAB Geórgia Nunes e pelo Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira, participou do Encontro Nacional sobre os Crimes de Violações das Prerrogativas. O evento aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, na manhã dessa segunda-feira (03).

Os especialistas debateram sobre a relevância do livre exercício da advocacia para garantir o direito de defesa do cidadão, a valorização da advocacia e a Lei de abuso de Autoridade e corrupção jurídica.

Na oportunidade, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, ministrou um Painel no qual abordou sobre os novos tipos penais de violação de prerrogativas e eventuais estratégias a serem adotadas nas seccionais para a efetiva publicação da Lei.

“Agradeço à Diretoria do Conselho Federal pelo convite para contribuir como palestrante e compor a mesa de abertura no Encontro Nacional sobre os Crimes de Violações das Prerrogativas. Com muita honra participei deste dia intenso de debates sobre a nova lei de abuso de autoridade e as garantias e prerrogativas da advocacia”, afirmou.

Durante o Painel, Alynne Patrício afirmou que a criminalização da violação das prerrogativas foi uma grande vitória para advocacia. “A nova lei de abuso de autoridade entrou em vigor no último dia 03 de janeiro de 2020 e o Conselho Federal da OAB organizou este encontro a fim de propiciar um debate sobre as inovações legislativas”, explicou.

Já a Conselheira Federal Geórgia Nunes palestrou sobre “Ação Penal Privada na Contenção do Abuso de Poder”. Para a advogada, tecendo considerações acerca das reações contrárias dos membros da magistratura e do Ministério Público a essa Lei, “se não há excesso ou desvio na aplicação da lei, se não há abuso praticado pelas autoridades públicas, não há razão para que queiram derrubar esta legislação, não há o que temer”.

“O objetivo da Lei de Abuso de Autoridade é, justamente, afastar que as convicções se sobreponham à Lei. Ela só criminaliza o ato de julgar quando estiver em manifesta desconformidade com as hipóteses legais. Além disso, a atuação da advocacia privada se faz necessária apenas nos casos onde houver inércia do Ministério Público na propositura da ação penal. Nós advogados temos o dever de fiscalizar”, assinala.

“Os advogados carregam a bandeira de defesa não apenas das prerrogativas, mas da democracia. Estamos felizes de participar deste encontro e perceber que há um trabalho de grande porte sendo desenvolvido em benefício desta cidadania e nós, da OAB Piauí, estamos acompanhando e trabalhando para que esse direito seja garantido”, afirma o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira.

Fonte: OAB-PI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium