Quarta, 26 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
CCOM - Campanha Cachoeiras do Piauí
[email protected]
86 9 9834-2372
Esportes

Esportes

Esportes R10 Tudo sobre esportes no Piauí, Brasil e no Mundo.

[email protected]

86 9 9834-2372

Esportes - Para deter violência

Postada em 08/02/2020 ás 11h36

Publicada por: Marina Sousa

Mané Garrincha terá lista de persona non grata: rostos serão registrados
O local passa a contar com câmeras de alta definição e ação conjunta com os órgãos de segurança
Mané Garrincha terá lista de persona non grata: rostos serão registrados

Foto: Divulgação / CBF

De olho na segurança de quem frequenta o Estádio Nacional Mané Garrincha, a nova gestão da arena irá elaborar uma lista de maus torcedores. Com investimento de R$ 280 mil destinado a essa iniciativa, o local passa a contar com câmeras de alta definição e ação conjunta com os órgãos de segurança para que o reconhecimento facial evite o acesso de brigões e vândalos.

 “É essencial uma discussão para coibir atos de violência nas arenas desportivas, haja vista o conhecimento de infiltração de facções criminosas em torcidas organizadas, que se utilizam do discurso da paixão por seus clubes para disseminar a prática de ilícitos nos eventos esportivos nacionais, como tumultos, brigas e depredações ao patrimônio público”, destaca José Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos dos Cidadãos .

O sucesso da operação na Copa – processo semelhante ao que se tem na Europa e nos Estados Unidos – é o mesmo que embasa a vontade do presidente da Arena BSB, Richard Dubois, a fechar o cerco contra os brigões.

“Isso é uma coisa muito comum na Europa, nos Estados Unidos… A polícia inglesa, em vez de punir o clube, passou a punir o mau torcedor pelo seu ato. Aí, criou-se a lista. Queremos aproveitar a tecnologia e usar o reconhecimento facial, que é: o torcedor que criar problema, tiver mau comportamento dentro da área do estádio, da próxima vez que voltar, não será bem recebido. Quem ganha com isso são os bons torcedores, que poderão curtir o jogo, tomar sua cervejinha, sem ser incomodado”, ressalta Dubois.

De acordo com o presidente da Arena BSB, novas câmeras foram compradas e posicionadas estrategicamente com o intuito de identificar cada pessoa no ponto de acesso ao estádio. Ao todo, são 480 equipamentos, sendo que cerca de 200 foram recuperados nos últimos meses.

A arena ficará encarregada de passar as imagens para os órgãos de segurança e, a partir daí, será feito o cerco ao mau torcedor. “Vai funcionar muito em breve. Eles pedem para não dar detalhes, mas vamos acumular a base de dados e filtrar a partir de então”.

Fonte: Metrópoles

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium