Segunda, 19 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

23° 29°

Teresina - PI

Últimas notícias
Tecnologia
Tecnologia
Todas as informações sobre tecnologia no mundo.
Tecnologia Saiba mais!
13/02/2020 10h05
Por: Bruna Sampaio

Google Chrome vai passar a bloquear downloads em alguns sites

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Como medida de segurança, o Google Chrome passará a bloquear alguns downloads em breve. A proibição vai ocorrer em sites que carregam conteúdo HTTP usando páginas HTTPS. Essa prática é conhecida como conteúdo misto.

Por padrão, a maioria dos navegadores já bloqueia tipos de conteúdo misto, como o carregamento de scripts e iframes. Entretanto, ainda é permitido o carregamento de imagens, áudio e vídeo, o que ameaça a privacidade e a segurança dos usuários.

A exemplo disso, um invasor pode adulterar uma imagem de um gráfico para enganar pessoas que navegam no site ou injetam cookies de rastreamento em uma carga mista de recursos.

Continua depois da publicidade

O carregamento de conteúdo misto também gera uma experiência confusa ao usuário. Isso porque a página é apresentada como sendo neutra, não há informação se ela é segura ou não, justamente pelo tipo de conteúdo exibido.

Para proteger o usuário, o Google vai começar a exibir um aviso sobre o conteúdo misto. As mensagens vão começar a aparecer no Chrome 82 a partir de 22 de abril. A decisão mais drástica, a de bloqueio, será realizada no Chrome 83 com alguns tipos de arquivo, como arquivos executáveis '.exe' e '.apk'.

Para as versões móveis do navegador, a mesma configuração de bloqueio de download ocorrerá, mas um ciclo depois. Portanto, neste caso, as versões do Chrome para Android e iOS vão demorar um pouco para realizar o bloqueio.

Mesmo com essa medida, de acordo com a Kaspersky, ainda não é totalmente seguro realizar downloads em páginas com protocolo HTTPS. "O problema é que o cadeado verde e o certificado não dizem nada sobre o próprio site. Uma página de phishing pode facilmente obter um certificado e criptografar todo o tráfego do usuário", escreveu a empresa de segurança.

Em resumo, tudo o que o cadeado verde, exibido ao lado do endereço do site, faz é garantir que ninguém pode espionar os dados inseridos. Entretanto, o endereço ainda pode roubar as credenciais se for um domínio enganoso.

Fonte: Olhar digital
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®