Sexta, 14 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Zé Santana

Zé Santana

Zé Santana Secretário da Assistência Social e Cidadania.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Encontro

Postada em 19/02/2020 ás 12h28 - atualizada em 19/02/2020 ás 12h48

Publicada por: Bruna Sampaio

Piauí é o 4º estado com menor número de concessões do Bolsa Família
Secretário Zé Santana discutiu o tema com o defensor-geral Erisvaldo Marques.
Piauí é o 4º estado com menor número de concessões do Bolsa Família

Foto: reprodução/ascom

O Piauí é o quarto estado do país com menor número de concessões Bolsa Família em 2020, com apenas 86 novas concessões, ficando atrás apenas dos estados do Acre (45), Distrito Federal (41) e Amapá (26).  Para discutir o tema o secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Zé Santana, esteve, nesta terça-feira (18), em reunião na Defensoria Pública do Estado com o Defensor Público, Erisvaldo Marques dos Reis.

A situação vem preocupando, além de técnicos do Programa Bolsa Família estaduais e municipais, o secretário da Assistencial Social, Zé Santana. “Eu e uma equipe de técnicos da SASC nos reunimos com o Defensor Público Geral do Estado, Erisvaldo Marques dos Reis, onde começamos a definir ações para executar uma determinação do governador Wellington Dias, que deseja realizar o mais rápido possível um mutirão para avaliar os cortes ocorridos no Bolsa Família, prestando assim o auxílio necessário para que beneficiários que tenham sido prejudicados por falta de informações ou conhecimentos específicos, retomem seus benefícios, conforme as exigências do Governo Federal”, diz o secretário.

Durante a reunião na Defensoria, foram apresentados números da Coordenação Estadual do Piauí e também do Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social (FONSEAS). “Os dados apontam o que já vínhamos observando empiricamente, que é a redução do Programa Bolsa Família e também a diminuição da velocidade de concessão de novos benefícios no Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sul e Sudeste a situação é o contrário”, avalia Roberto Oliveira.

Ainda segundo Roberto, enquanto o Maranhão, estado considerado o mais pobre do país, recebeu apenas 300 novas concessões em 2020, 11 mil novas famílias receberam a concessão do benefício em estados como Rio Grande do Sul e Paraná. “Se observa que os estados do eixo Sul e Sudeste estão tendo uma quantidade de concessões de novas famílias bem maior do que os estados que historicamente tem uns bolsões de pobreza e de famílias extremamente pobres”, ressalta o gerente do Bolsa Família.

Para o Piauí, o baixo número de concessões é ainda mais preocupante quando considerado que, no ano de 2019 cerca de 29.500 famílias foram excluídas do programa por já não estarem mais dentro do perfil exigido pelo Governo Federal.

Fonte: Sasc

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium