Sexta, 23 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

27°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Eficiência de 90%
20/02/2020 17h03
Por: Marina Sousa

SAAE aumenta a eficiência da estação de tratamento de esgoto em Oeiras

Os dados são da última análise bioquímica, realizada no final do mês de janeiro de 2020.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Desde que assumiu o gerenciamento da rede de água e de coleta de esgoto em Oeiras, o SAAE vem realizando investimentos e conseguindo obter avanços significativos, como a revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade, que atualmente se encontra com um índice de tratamento 12 vezes maior, conseguindo uma eficiência de 90%.

Os dados são da última análise bioquímica, realizada no final do mês de janeiro de 2020. Nela, consta que o índice de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), fator indicativo do consumo de gás oxigênio por microrganismos durante a oxidação de compostos orgânicos, está 12 vezes menor em comparação a primeira análise feita assim que o SAAE assumiu o sistema.

Oeiras utiliza o sistema de aeração para o tratamento do esgoto, realizado através de aeradores, aparelhos responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário ao desenvolvimento das reações biológicas do tratamento dos resíduos provenientes dos esgotos.

Ao assumir o gerenciamento do sistema, o SAAE detectou que ele se encontrava ineficiente, pois apenas um aerador da estação de tratamento estava em funcionamento. De acordo com o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE, a equipe da autarquia conseguiu reverter esse quadro e revitalizar a lagoa de tratamento. “Através de investimentos e trabalho, implementamos mais 3 aeradores na lagoa de tratamento, que atualmente está revitalizada e em pleno funcionamento”, frisa.

“O sistema é de suma importância para a nossa cidade. É saúde pública! Tratando o esgoto nós estamos tratando diversas doenças transmitidas via hídrica, evitando que seja contaminado o solo a água e o meio como um todo, melhorando a vida das pessoas”, finaliza Assuéro Rêgo.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®