Terça, 07 de abril de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Teresina - Obra

Postada em 26/02/2020 ás 14h56

Publicada por: Francine Dutra

Interligação marca etapa final da implantação de adutora na capital
Parte da rede passa sob a ponte Juscelino Kubitschek.
Interligação marca etapa final da implantação de adutora na capital

Foto: Divulgação

A obra para implantação da adutora Centro-Leste chega à etapa final. Na terça-feira (25), a Águas de Teresina finalizou a interligação da nova rede à tubulação que já integra o sistema de distribuição. O serviço foi realizado com a rede em carga, sem comprometer o abastecimento. A nova adutora tem extensão total de 3,6 km e capacidade de vazão de 240 litros por segundo. O investimento compõe o pacote de melhorias para universalização do abastecimento de água na área urbana de Teresina.

A obra compreendeu ainda a travessia da adutora sob a ponte Juscelino Kubitschek, que liga as avenidas Frei Serafim e João XXIII. Suportes metálicos foram instalados sob a laje da ponte para sustentar a rede, cuja extensão no local é de 228 metros. Nessa fase, não houve a necessidade de interdição do tráfego na ponte.

As equipes trabalham agora na implantação de caixa estrutural para acesso em casos de manutenção ao sistema. Serão instalados ainda registro e macro medidor no local. Para viabilizar esta etapa, houve a necessidade de interdição de faixas na avenida Marechal Castelo Branco, sentido Sul/Norte, no trecho que passa embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) dará suporte orientando o tráfego na região. A previsão é que até quinta-feira (27) o fluxo de veículos seja restabelecido.

“Geralmente, as adutoras são instaladas por cima da ponte, trabalho esse que afeta diretamente o trânsito. No nosso caso, planejamos a obra para que não houvesse impacto para quem trafega diariamente pela ponte. A adutora Centro-Leste ampliará a distribuição de água tratada para a região do extremo Leste da capital, com reflexo para toda a cidade, uma vez que conseguiremos otimizar, a partir dessa nova rede, o abastecimento para outras regiões”, destaca Cassiano Costa, gerente de engenharia da Águas de Teresina.

Estima-se que a adutora Centro-Leste entre em operação em até 15 dias. A implantação da nova rede irá beneficiar diretamente os bairros Fátima, Ininga, Noivos, Jockey, São Cristóvão, Horto e Planalto, o equivalente a mais de 69 mil teresinenses

Adutora Meio Norte

Outra obra que foi concluída e integra as ações para a universalização do abastecimento de água tratada é a adutora Meio Norte. A nova rede, que sai do Parque Brasil, na zona Norte, até a região da Grande Pedra Mole, no extremo Leste da cidade, tem 400 milímetros de diâmetro; 10 km de extensão com capacidade de vazão de 100 litros por segundo. São mais de 100 mil moradores beneficiados na região.

Este ano, o abastecimento de água será universalizado na área urbana de Teresina, conforme previsto no contrato de subconcessão. As obras das novas adutoras se somam às inúmeras ações que a Águas de Teresina tem realizado, como por exemplo, perfuração e ativação de poços tubulares profundos, instalação de booster – unidades de bombeamento, implantação de redes, setorizações e regularização do abastecimento em áreas que passaram por regularização fundiária.

Fonte: Governo do Estado

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Homem é esfaqueado na cabeça e no torax em Porto-PI

Santa Cruz dos Milagres Por Diego Macêdo

Santa Cruz dos Milagres amplia ações de desinfecção de locais públicos

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Prefeitura de Joaquim Pires realiza sanitarização em locais públicos

Picos Por Jucelma Sales

Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus realiza "Campanha Picos Solidária"

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Presidente da câmara reveste seu salário em cestas básicas

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium