Terça, 24 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

30°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Piauí Monitoramento
28/02/2020 17h10
Por: Bruna Dias

2º caso suspeito de coronavírus em Teresina é investigado

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investigando um segundo caso suspeito de coronavírus em Teresina.  Ontem (27), a Fundação Municipal de Saúde informou que está monitorando um paciente que viajou para a Europa e apresenta os sintomas da doença. 

O segundo caso é em um jovem de 25 anos que viajou para a Itália. Nesta sexta-feira (28), autoridades da saúde se reuniram para discutir a situação na capital. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O caso será notificado ao Comitê de Operações de Emergência (COE), do Ministério da Saúde.

Transmissão

Como o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro, que se espalham pelo ambiente, as recomendações para a população são lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais.

Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. “Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções”, explica o médico infectologista José Noronha.

Para os cidadãos que estiveram nos países que apresentam casos da doença ou contato com pessoas de origem dessas regiões, José Noronha apresenta algumas recomendações. “Caso o cidadão venha a ter sintomas gripais e vínculo epidemiológico com algum dos países com casos do novo coronavírus deve evitar aglomerações populacionais,para evitar a propagação do vírus. Deve procurar a unidade de pronto atendimento mais próximo e se identificarem como caso suspeito para que a equipe médica possa iniciar os cuidados necessários. O cidadão também deve ter cuidados chamados de "etiqueta respiratória", evitar tossir ou espirrar para outras pessoas, utilizar lenço descartável ou o cotovelo da manga (jamais as mãos) para conter o espirro/tosse”, enfatiza.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp