Domingo, 05 de abril de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Full Banner Cachoeiras
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Piauí - Monitoramento

Postada em 28/02/2020 ás 17h10

Publicada por: Bruna Sampaio

2º caso suspeito de coronavírus em Teresina é investigado
O caso será notificado ao Comitê de Operações de Emergência (COE).
2º caso suspeito de coronavírus em Teresina é investigado

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investigando um segundo caso suspeito de coronavírus em Teresina.  Ontem (27), a Fundação Municipal de Saúde informou que está monitorando um paciente que viajou para a Europa e apresenta os sintomas da doença. 

O segundo caso é em um jovem de 25 anos que viajou para a Itália. Nesta sexta-feira (28), autoridades da saúde se reuniram para discutir a situação na capital. 

O caso será notificado ao Comitê de Operações de Emergência (COE), do Ministério da Saúde.

Transmissão

Como o vírus é transmitido por gotículas de saliva e catarro, que se espalham pelo ambiente, as recomendações para a população são lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais.

Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. “Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções”, explica o médico infectologista José Noronha.

Para os cidadãos que estiveram nos países que apresentam casos da doença ou contato com pessoas de origem dessas regiões, José Noronha apresenta algumas recomendações. “Caso o cidadão venha a ter sintomas gripais e vínculo epidemiológico com algum dos países com casos do novo coronavírus deve evitar aglomerações populacionais,para evitar a propagação do vírus. Deve procurar a unidade de pronto atendimento mais próximo e se identificarem como caso suspeito para que a equipe médica possa iniciar os cuidados necessários. O cidadão também deve ter cuidados chamados de "etiqueta respiratória", evitar tossir ou espirrar para outras pessoas, utilizar lenço descartável ou o cotovelo da manga (jamais as mãos) para conter o espirro/tosse”, enfatiza.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium