Terça, 27 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

25°

22° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Turismo
Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Geral Turismo
03/03/2020 08h39
Por: Bruna Sampaio

Turistas passam a incluir cemitérios em seus roteiros

Dados do IBGE, divulgados em fevereiro deste ano, mostram que o turismo no Brasil apresentou uma alta de 2,6% em comparação a 2018. As cidades brasileiras que mais cresceram em comparação ao ano anterior foram São Paulo (5,1%), Ceará (4,8%), Minas Gerais (2,8%) e Rio de Janeiro (2,4%). 

Além dos atrativos naturais como praias, cachoeiras e montanhas, e urbanos como festivais, shows, restaurantes e lojas, outro tipo de programação tem entrado no roteiro turístico dos visitantes, sejam eles residentes no Brasil ou estrangeiros: os cemitérios. 

Ruínas do possível antigo cemitério de Stonehenge / Imagem: Pixabay
Ruínas do possível antigo cemitério de Stonehenge / Imagem: Pixabay

Pode parecer um pouco exótico ou até mesmo mórbido à primeira vista, mas o fato é que cada vez mais turistas em todo o mundo incluem alguns dos maiores campos santos das grandes capitais ou de cidades menores em seus trajetos. O motivo? Arte, história e cultura. 

Continua depois da publicidade

Museus a céu aberto

Os passeios por cemitérios podem ser realizados por conta própria ou com a ajuda de um guia. Os tours guiados, aliás, tornaram-se bastante comuns nas necrópoles brasileiras, sobretudo nas grandes capitais. 

A exemplo de campos santos famosos como o Cemitério da Recoleta na Argentina, o Cemitério Nacional de Arlington no EUA, as Ruínas de Stonehenge e a Abadia de Westminster, ambos na Inglaterra, o Père Lachaise na França, entre diversos outros, necrópoles como o Cemitério da Consolação em São Paulo e o São João Batista no Rio de Janeiro atraem milhares de visitantes todos os anos, que transitam pelas suas alamedas, jazigos e coroas de flores

O Cemitério da Saudade, no Rio de Janeiro, é um desses museus a céu aberto que abrigam monumentos arquitetônicos, obras de arte, além de também ser o local do descanso eterno de personalidades da música brasileira como Dalva de Oliveira, Mr. Catra e Cássia Eller, o jornalista Tim Lopes (famoso jornalista que foi executado em uma reportagem sobre o narcotráfico), e Lady Laura (mãe do cantor Roberto Carlos). 

O cemitério São João Batista, outro campo santo carioca, é o primeiro cemitério da América Latina a oferecer tour virtual pelo Google Street View. Abriga túmulos de personalidades como a cantora Carmen Miranda, o cantor e compositor Tom Jobim, o artista plástico Candido Portinari, entre outros. O local disponibiliza QR Codes nos túmulos com informações biográficas sobre a pessoa sepultada. 

O Cemitério da Consolação, o mais antigo da cidade de São Paulo, oferece aos visitantes passeios guiados e visitas fotográficas. É também palco de intervenções artísticas, que ocorrem entre os túmulos de grandes nomes como Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato. 

Informações sobre visitas guiadas

Para saber mais informações sobre as visitas guiadas nos cemitérios acima citados, entre em contato nos seguintes números: Cemitério da Saudade Sulacap (21) 3357-7844; São João Batista (21) 2527-9129; Cemitério da Consolação (11) 3256-5919 (informações de fevereiro/2020). 

Fonte: ablab
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp