Domingo, 01 de Agosto de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

22° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Professor Sucupira
Professor Sucupira
Coluna do Professor Sucupira
Cultura Reflexão do momento
04/02/2018 10h25 Atualizada há 3 anos
Por: Professor Sucupira

Mundo em xeque?

É fato. Mesmo quem não está acompanhando as notícias do seu estado, do seu país e do mundo, tem a percepção das mudanças em vigência na dinâmica política, econômica e cultural tanto a nível local como global. E o aspecto humanístico? Há! Este nem se fala ... a visão holística deste aspecto está se dissipando na atmosfera dos interesses econômicos. É uma dura realidade ... A nível de Brasil, a nossa constituição de 1988 – a constituição cidadã – está em xeque e, com algumas mexidas neste ano de 2018, teremos xeque-mate.

A dinâmica do mundo está ganhando uma “nova pele” no mesmo “corpo” dos interesses econômicos. Caralho! É angustiante perceber esta complexidade e ter que saber lhe dar com ela. A hierarquia produzida ao longo da evolução e da organização em família, sociedade local, nacional e mundial está em rápida mudança. Esta nova adequação é preocupante e, me faz refletir ... No Brasil, estamos assistindo à implantação de um modelo econômico não eleito em 2014 – espero que em 2019, voltemos a normalidade política – No mundo, as demoradas decisões por parte dos órgãos da ONU, não são colocadas em prática por fatores diversos  ou são simplesmente vetadas; Com os EUA o crescimento do discurso do unilateralismo “Trumpiano” divergente do multilateralismo defendido pelas lideranças da União Europeia; A nova dinâmica resultante da obrigação com as conexões nos leva ao mundo da complexidade ... Puta merda! 

Mundo em xeque?

São muitas as conexões com o uso obrigatório das senhas instantâneas que devem estar nas conexões do nosso cérebro e, como consequência,  as mudanças  de comportamento para poder se “enquadrar” no novo cotidiano, onde as diversas coisas estão conectadas umas às outras e de forma muito rápida e isto nos leva a um caminho onde  esperamos terminar a caminhada. Será que terminará um dia?

Continua depois da publicidade

A humanidade tem ao longo do seu tempo buscado mecanismos e meios para avançar e suprir suas demandas: Sistemas políticos, econômicos, novas tecnologias e, neste momento, entre final do século XX e início do século XXI elas são inquietadoras. As estradas conhecidas estão ganhando novas curvas – e muito acentuadas – que te dará a insegurança para uma nova conquista ou a percepção que outras curvas desta estrada ciclica, será constante. O nosso mundo está tão complexo que ficou complicado saber como viver nele como um elemento uno .... Acho eu, que a melhor forma de viver nesta dinâmica, é entende-lo e depois de uma reflexão e se adaptar ou buscar produzir uma mudança.

Pronto! Falei

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp