Sábado, 25 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

23°

21° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Educação
10/03/2020 08h48
Por: Marina Sousa

Cocal | Prefeito Rubens Vieira participa do Programa Alfa e Beto 2020

O prefeito Rubens Vieira, participou na manhã de sábado (07), da abertura do Programa Alfa e Beto 2020 de Alfabetização, promovido pela Prefeitura, através da SEMED em parceria com o Instituto Alfa e Beto de Alfabetização.

O evento foi realizado na Escola Domingos Alves com a participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que atuam no ensino fundamental, do 1º ao 3º ano, sob orientação dos motivadores do Instituo Alfa e Beto Soluções.

Foto: Evaldo Neres
Foto: Evaldo Neres

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização em Cocal, atende aos alunos de 15 escolas do 1º ao 3º tanto da zona urbana quanto da zona rural, das turmas únicas, perfazendo 43 turmas das escolas da Rede Municipal de Ensino. No total, são mais de mil crianças beneficiadas com o referido projeto no município, que trabalha a alfabetização com o método fônico (em que o ensino da leitura é baseado na explicitação e ensino do princípio alfabético, das correspondências grafema-fonema e das outras correspondências grafo-fonológicas), através de ‘kits’ que incluem livros didáticos e literários; e jogos que são desenvolvidos em sala de aula. Os ‘kits’ para os professores e alunos são adquiridos pela Prefeitura e a equipe do referido Instituo se responsabiliza pela oferta da formação dos docentes.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professora Fátima Frota, comentou sobre o Projeto. “Desde a implantação do ‘Alfa e Beto’ nas escolas municipais de Cocal, houve um aumento significante no desenvolvimento e aprendizado do público alvo. Um exemplo disso é que 85% dos alunos concluíram 3º ano, lendo com fluência, escrevendo e compreendendo”, disse.

O prefeito Rubens Vieira destacou a importância deste sistema de alfabetização. “O Alfa e Beto aumentou o desempenho e rendimento dos nossos alunos em fase de alfabetização, que é uma etapa muito importante para o andamento de todo o processo educacional. Nós estamos felizes pela execução deste excelente projeto em Cocal", disse o gestor.

A secretária da educação do Município (SEMED), Raimundinha Albuquerque, aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais pelo êxito alcançado pela Prefeitura - o recebimento do Selo e certificado Undime-PI de Alfabetização - afirmando que o mérito do prêmio é dos professores alfabetizadores que com o apoio dos grupos e equipe técnica da SEMED se empenham em oferecer o melhor para que as crianças saiam do infantil preparadas para a etapa seguinte de sua formação.

Fonte: Blog Evaldo Neres
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp