Domingo, 25 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Eleições 2020
Eleições 2020
Tudo sobre as eleições municipais no Piauí.
Política Eleições 2020
18/03/2020 09h39
Por: Geysa Silva

Campo Grande | Chapas majoritárias de situação e oposição são pré-definidas

Faltam 201 dias, ou seja, pouco mais de seis meses para o primeiro turno das eleições municipais deste ano, que estão marcadas para o dia 04 de outubro e vão eleger novos prefeitos e vereadores de 5.568 cidades brasileiras.

Em Campo Grande do Piauí, por exemplo, cidade situada a 363 km da capital, Teresina, políticos da situação e oposição já se articulam para a formação dos seus grupos. A movimentação tem se intensificado nos últimos dias.

Foto: Cidades Na Net
Foto: Cidades Na Net

Nesta terça-feira, 17, correligionários dos dois pré-candidatos, o atual prefeito João Batista de Oliveira, o Baiá, e o ex-prefeito Francisco José Bezerra, Dr. Tico, divulgaram fotos do que seriam as duas chapas majoritárias.

Continua depois da publicidade

Do lado do grupo que atualmente governa o município, o prefeito Baiá aparece ao lado do vereador Martinho Belchior da Silva, o mais bem votado para a Câmara em 2016, com 9,56% dos votos válidos. O vereador deverá compor a chapa majoritária encabeçada por Baiá, que exerce o seu terceiro mandato como prefeito e deve disputar o quarto.

Do outro lado, na oposição, o pré-candidato a prefeito é Dr. Tico, médico que governou o município de Campo Grande do Piauí no período de 2013 a 2016. Na foto, ele aparece ao lado do também médico, Dr. Elias João Ramos, atual vice-prefeito do município, que deixou o grupo da situação para compor a chapa adversária novamente como vice. Na foto, também, o vereador Flávio de Manoel.

As fotos com as prováveis chapas majoritárias da situação e oposição repercutiram e viralizaram nas redes sociais.

O que também deve movimentar a pré-campanha e os bastidores da política local de Campo Grande do Piauí são as filiações partidárias. A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, foi aberta dia 5 de março e segue até o dia 3 de abril.

As convenções partidárias para a escolha oficial dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, deverão ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto. Os registros das candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

No dia seguinte, 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral. Os comícios poderão acontecer até o dia 1º de outubro. A divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda relativa ao primeiro turno serão permitidas até o dia 2. Já a distribuição de santinhos e a realização de carreatas e passeatas podem ocorrer até 3 de outubro. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão passa a ser veiculado de 28 de agosto a 1º de outubro.

O primeiro turno de votação acontecerá no dia 4 de outubro.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp