Terça, 03 de Agosto de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Piauí Maternidade
18/03/2020 11h57 Atualizada há 1 ano
Por: Francine Dutra

Evangelina Rosa se prepara para possíveis caso de COVID-19

Preocupada em proteger pacientes e colaboradores (as), diante do surto da doença COVID-19, causada pelo novo Coronavirus, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia e seguindo Decreto Estadual nº 18884 de 16 de Março de 2020 que adota medidas em saúde pública e determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), a diretoria a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), maior do Estado e referência em alta complexidade tomou medidas preventivas, publicando portaria nessa terça-feira (17)

Dentre as medidas, ficam suspensas temporariamente - por 15 dias - os procedimentos eletivos ambulatoriais e Hospitalares do Instituto de Perinatalogia Social do Piauí (IPS), sendo mantidos os serviços de imunização (vacina) e a ultrassonografias. Ainda pensando no risco iminente de que a pandemia atinja o Piauí, a Maternidade está estruturada para receber possíveis casos de gestantes, puérperas e bebês com COVID-19 que, por ventura , necessitem de cuidados médicos hospitalares e funcionará como retaguarda para casos suspeitos da doença.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com as medidas emergenciais, os leitos do Centro de Parto Normal (CPN) serão retaguarda para casos suspeitos de parturientes com previsão de parto normal, A Enfermaria 24 da ALA “E” será retaguarda para puérperas. Em relação à visitas e acompanhantes, a determinação é de que as pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia. As pacientes com acompanhante não terá direito a visitas.

Continua depois da publicidade

No campo de Ensino e pesquisa, estão mantidos o Internato e as Residências Médicas e de Enfermagem, no entanto, ficam suspensos outros estágios obrigatórios e visitas técnicas.

Os (as) colaboradores (as) da Unidade Hospitalar com sintomas respiratórios serão liberados (as), sem prejuízo, mediante atestado médico apresentado à chefia imediata do setor (Supervisão/Coordenação). já o uso de máscara será necessário segundo as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Está vedado o uso de telefones celulares nas áreas criticas ( Centro Cirúrgico, Obstétrico, UTIs, UCINCo , UCINCa ) e restrito nas outras áreas.

Para o diretor geral da Maternidade, médico Francisco Macêdo, as equipes da MDER estão preparadas e treinadas para o atendimento dos possíveis casos. "As medidas são excepcionais e visam a segurança de todos (as)", destaca.

Subiu para 350 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população por meio da prevenção.

Atualmente, são monitorados 8.819 casos suspeitos e outros 1.890 já foram descartados. Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Já no Piauí, ainda não há nenhum caso confirmado. Dos 26 estados brasileiros, Piauí está entre os oito ainda sem casos confirmados da COVID-19, doença causada pelo Coronavirus. E dos estados do nordeste está entre os três, assim como Maranhão e Paraíba.

Coronavírus

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Um novo coronavírus (COVID-19) foi identificado em 2019 em Wuhan, China. Este é um novo coronavírus que não havia sido identificado anteriormente em humanos.

Fonte: Portal da Saúde
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp