Segunda, 01 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Radar Político

Radar Político

Radar Político Últimas notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre o que acontece na política.

[email protected]

86 9 9834-2372

Saúde - Apoio

Postada em 22/03/2020 ás 10h46

Publicada por: Francine Dutra

Consórcio do Nordeste pede ajuda à China para combater coronavírus
O pedido foi feito em meio à crise diplomática causada por acusação do deputado Eduardo Bolsonaro
Consórcio do Nordeste pede ajuda à China para combater coronavírus

Foto: Reprodução/Instagram

O Consórcio Nordeste, composto pelos 9 governadores dos estados nordestinos, procuraram a Embaixada da China no Brasil, na última quarta-feira (18), para pedir ajuda no combate do coronavírus no Nordeste.

A China, que teve seu foco do vírus na cidade de Wuhan ainda em dezembro de 2019, agora apresenta queda no número de casos no país.

Através de ofício enviado pelo presidente do Consórcio Nordeste, governador da Bahia, Rui Costa (PT), o grupo pede ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de UTI e de respiradores.

"Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos", diz trecho do ofício.

O pedido do consórcio foi feito na mesma semana em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, culpou, publicamente, a China pelo coronavírus. A atitude do parlamentar, que causou uma crise diplomática, foi vista como desrespeitosa pela Embaixada da China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também respondeu às provocações do parlamentar. Yang exigiu que Eduardo retirasse imediatamente a publicação e que pedisse desculpas ao povo chinês.

Em publicação, Rui Costa apresenta o ofício no Twitter

Nós, governadores do #ConsórcioNordeste, oficializamos ao Embaixador Chinês, @WanmingYang, um importante pedido de ajuda para o combate ao novo #coronavírus no #Nordeste. Eles passaram por um momento semelhante ao que estamos vivendo agora e enfrentaram com sucesso a #COVID19.

Confira aqui a publicação.

Fonte: UOL

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium