Sexta, 23 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

23° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Sem foto
Gilbués Correspondente do município.
Cidades COVID-19
23/03/2020 11h46
Por: GILBUÉS

Comitê municipal de combate ao COVID-19 emite nota pública com recomendaçõe

Em decorrência do momento atual, a pandemia do COVID-19, a qual se caracteriza uma atenção emergencial de Saúde Pública, considerando que o Ministério da Saúde declarou  através da portaria nº 454 de 20 de março de 2020, que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19,  foi criado no município de Gilbués um Comitê de Combate e prevenção ao COVID-19 composto por profissionais de saúde e representantes de vários segmentos da sociedade civil.

O Comitê de Combate e prevenção ao COVID-19, reuniu-se no último sábado (21), onde deliberou algumas ações a serem executadas:  
 
DETERMINA: 
 
ESTÁ SUSPENSO ATÉ O DIA 2 DE ABRIL DE 2020:

- Consultas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde do Centro (ao lado do hospital) e dos Bairros São José e São Benedito) (Exames de Prevenções ginecológicas, Hiperdia, Palestras, Pré-natal sem intercorrências, Consulta de Nutrição, Visitas domiciliares, Atendimento médico em zona rural e Acompanhamento do Bolsa Família;

- Serviços odontológicos, (serão atendidos os chamados de urgência através de agendamento prévio pelo número (89) 999002672. Observação, no caso dos serviços odontológicos, em atendimento às recomendações da Decisão do CRO/PI nº 01/2020, o período de suspensão dos atendimentos que não sejam casos de urgência será por tempo indeterminado.

- Atendimentos na Unidade de Fisioterapia de Gilbués, devido a exposição dos pacientes de grupos de risco. Os profissionais estarão de sobreaviso. Proibido se ausentar do município;

- Atividades das Academias de Saúde.

- Atividades do Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Atendendo apenas as demandas de urgência e emergência;

- Atendimentos de consultas de especialidades no sistema Gestor Saúde para Floriano e Teresina;

-Eventos da Secretaria Municipal de Esportes como futebol ou outras atividades que geram aglomerações de pessoas;

-Atividades bancárias (bancos e casa lotérica), exceto:

*Autoatendimento nos caixas eletrônicos;
*Saques, pessoas físicas e jurídicas;
*Depósitos, pessoas físicas correntistas e com agendamento
 
2 – COMUNICA:
 
- Atendimentos no CAPS acontecerá apenas aos pacientes em situação de crise;

- A campanha de vacinação contra a influenza será realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Bairro São José a partir de 25/03/20, mediante agendamento de grupos de riscos estabelecidos pelo Ministério de Saúde.

- Atendimento da farmácia básica em horário de expediente (08:00h 12:00H e das 14:00h às 17:00h).

- Ficam remanejados os profissionais do NASF, da academia de saúde, da odontologia e os servidores administrativos lotados na Secretaria Municipal de Saúde para compor, neste período, equipes que se fizerem necessárias, mediante solicitação da Secretaria Municipal de Saúde observando-se as orientações dos órgãos superiores.

- As visitas domiciliares serão realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de forma cautelosa, sem muito contato próximo ao visitado;

- Os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) serão mantidos seguindo as orientações superiores de acordo com a nossa realidade;

- Todo servidor público com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; gestantes ou que sejam portadores de doenças crônicas sistemáticas como diabetes, HIV, doenças cardíacas e respiratórias com comprovação médica junto à Secretaria Municipal de Saúde, conforme classificação de riscos para o COVID – 19 estabelecida pelo Ministério da Saúde serão afastados de suas funções ou prestarão serviços home office por até o dia 02 de abril de 2020;

- A equipe da Secretaria Municipal de saúde estará atuando na rodoviária e em outros pontos de desembarques na prevenção e combate do COVID-19, orientando os passageiros na hora do desembarque.

- Os serviços de farmácia e supermercados serão mantidos. Portanto, orientamos a população que evite aglomeração e contato próximo.

- Ampla divulgação diária de orientações e medidas preventivas em motos ou carros de som;

- Haverá blits educativas nas ruas desta cidade orientando as pessoas a ficar em casa;

- Bares, restaurantes E lanchonetes deste município não podem fornecer alimentos e bebidas, exceto, através de entrega em domicílio -Delivery- com pagamento via transferência online
 
3 – RECOMENDAÇÕES GERAIS:
 
O Comitê de Combate e prevenção ao COVID-19 orienta que evitem: sair de casa desnecessariamente; viagens intermunicipais, interestaduais e aglomerações. Quando necessário manter distanciamento de mínimo 2 (dois) metros; lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel;

O Comitê de Combate e prevenção ao COVID-19 em consonância com a NOTA INFORMATIVA CORONAVÍRUS Nº 07/2020 SESAPI/CIEVS, destaca que:

O Ministério da Saúde declarou através da portaria nº 454 de 20 de março de 2020, que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19.  A portaria também oficializa recomendações sobre O "isolamento domiciliar" de quem apresentar "sintomas respiratórios" e daqueles que residem no mesmo domicilio devem ser de, no máximo, 14 dias". Também determina que o atestado emitido pelo profissional médico que determina a medida de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço.

O texto também traz uma recomendação aos idosos:

"As pessoas com mais de 60 (sessenta) anos de idade devem observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte de utilização coletiva, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas".

Frente a transmissão comunitária o Estado do Piauí também vivencia o período de sazonalidade para as síndromes respiratórias e chama atenção para a Síndrome respiratória aguda grave – SRAG, a qual deve ser dada a prioridade para a coleta da pesquisa de secreção naso-faringeo. Apenas os pacientes com SRAG serão testados para painel de vírus e caso negativo será realizado o RT-PCR de SARS-CoV-2.

O Comitê de Combate e prevenção ao COVID-19 de Gilbués Piauí tem seguido as definições estabelecidas pelo nível Estadual e Nacional:

Definições de Caso Operacionais: Atualizações

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

● Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país E apresente: ○ Febre (ver definição pg. 4) E ○ Pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia); OU

● Situação 2 – CONTATO PRÓXIMO: pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente: ○ Febre (ver definição pg. 4) OU ○ Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). 
2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

● Situação 3 – CONTATO DOMICILIAR: pessoa que, nos últimos 14 dias, residam ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:  ● Febre OU  ● Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) OU  ● Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.
Gilbués-PI, 21 de março de 2020
 

Cires Guadalupe Guerreiro de Macedo

Fonte: João Henrique Nunes - Portal Gurguéia
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp