Domingo, 12 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Maternidade

R10 Maternidade

R10 Maternidade Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Maternidade

Postada em 23/03/2020 ás 14h30

Publicada por: Bruna Sampaio

Leite Materno: conheça os principais mitos sobre o assunto
Orientação é que todos os bebês recebam apenas leite materno até 6 meses.
Leite Materno: conheça os principais mitos sobre o assunto

Foto: Reprodução

O leite materno é o alimento mais importante para todo bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos os bebês recebam apenas leite materno até os seus 6 meses de vida. Essa orientação é baseada em uma série de pesquisas sobre o tema que apontam para os benefícios de saúde para o bebê e para a mãe.

Apesar da disseminação de informações na Internet, ainda há muitos mitos que cercam o leite materno. Seguem aqui algumas informações importantes sobre ele, para que você não erre na alimentação infantil do seu pequeno. Boa leitura!

Não existe “leite fraco” e nem mulher que produz “leite fraco”

Todo leite materno é completo e é o único alimento de que o bebê precisa até os seis meses de vida. Esse mito da fraqueza do leite tem relação com a máfia dos alimentos complementares que atingiu, inclusive, os médicos pediatras – que muitas vezes recomendam a inclusão de outras substâncias no período do aleitamento materno exclusivo.

Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido

É um mito que o leite precisa ser dosado porque ele “vai acabar”. A produção do leiteocorre de acordo com o estímulo que o bebê faz no corpo materno durante as mamadas. Ou seja, quanto mais estímulo o corpo receber nas mamadas, mais leite será produzido.

Não é necessário alterar a temperatura do leite materno para dar ao bebê

É possível armazenar o leite materno para oferecer ao bebê posteriormente e claro que nessa situação o leite será aquecido. Entretanto, quando o bebê recebe leite recém saído do seio não é necessário fazer o alimento passar por nenhum tipo de procedimento, ele está pronto e é perfeito.

Mamadeiras e chupetas não ajudam a “ensinar” o bebê como “pegar” o seio

Na verdade, o uso de chupetas e de mamadeiras pode atrapalhar a amamentação. O ideal é que o bebê mame diretamente no seio o máximo que for possível e que a mamadeira seja incluída apenas quando realmente necessário. Isso porque o bebê precisa fazer um certo esforço para mamar no seio – segurar o seio, sugar, etc – e quando o bebê é apresentado a objetos que oferecem uma sugada artificial tão simples como a mamadeira, ele dificilmente aceitará – sem resistência – voltar ao bico do seio. Com isso, é comum que bebês que recebem chupeta ou mamadeira não consigam ter os seus seis meses de aleitamento materno exclusivo.

O estresse pode atrapalhar a produção de leite materno

É verdade que o estímulo da sugada do bebê auxilia na produção do leite. Entretanto, também é verdade que o estresse pode atrapalhar essa mesma produção. Ou seja, é muito importante que as mulheres possam se poupar dos estresses desnecessários durante o período de amamentação – os primeiros dois anos de vida do bebê -, porque ser submetida a muito estresse pode afetar a sua produção de leite e, consequentemente, pode prejudicar a saúde do bebê (que provavelmente será submetido a outros alimentos antes do tempo previsto).

O leite materno pode ser armazenado para ser ofertado ao bebê posteriormente

O leite pode ser armazenado e congelado, para que o bebê o receba em outro momento. Por isso, é muito possível que os bebês tenham os seus primeiros seis meses de vida recebendo somente leite materno, já que a mãe pode armazenar o leite e este pode ser ofertado ao bebê por qualquer pessoa que fique com ele, mesmo quando a mãe não esteja presente.

Fonte: Mil dicas de mãe

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium