Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Fortes chuvas
25/03/2020 12h30
Por: Geysa Silva

Barragem de Bocaina poderá chegar ao limite máximo, diz agente do DNOCS

Com as fortes chuvas na região, população fica em alerta para possível cheia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Muito tem chovido na região de Picos, geralmente chuvas vindas do conhecido “Corredor de Campos Sales”, com grande intensidade. Isso tem feito com que a barragem de Bocaina aumente a cada dia no nível de sua capacidade.

Além da chuva que cai no próprio local, as cidades vizinhas, cortadas pelos rios Sambito e Guaribas, têm desaguado na barragem, o que fez com que ela atingisse a marca de 80% de sua capacidade.

De acordo com Francisco Alves Teixeira, mais conhecido por Nena, agente de Serviço de Engenharia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, há muitos anos a barragem de Bocaina não esteve tão bem como está hoje.

Continua depois da publicidade

“Hoje a barragem está muito bem. Tem muita água, graças a Deus. Ela chegou à marca de 80% de sua capacidade. Tem chovido bastante naquela região e a água tem descido”, disse ele.

Nena disse ainda que há uma grande possibilidade da barragem atingir seu limite, caso as chuvas continuem na mesma proporção que estão.

“Considerando as chuvas que estão tendo nos últimos dias, se continuar como está acontecendo no momento, há possibilidade da barragem chegar ao seu limite máximo”, declarou.

Continua depois da publicidade

Segundo o climatologista Werton Costa, há previsão de chuvas intensas para Picos e região nos próximos dias. Contudo, para hoje, a previsão de chuva é um pouco mais branda do que as anteriores, conforme mostra gráfico abaixo.

A última vez que a barragem de Bocaina chegou ao seu limite foi em 2004, tendo sangrado, enchido o rio Guaribas e causado enchente no município de Picos como não se via desde 1964.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®