Quarta, 08 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
(86) 98104-5810
Cabeceiras do Piauí

Cabeceiras do Piauí

Francisco Rocha Correspondente do município.

[email protected]

(86) 98104-5810

Cidades - Prevenção

Postada em 27/03/2020 ás 11h41 - atualizada em 27/03/2020 ás 15h30

Publicada por: Francisco Rocha

Em entrevista, médico orienta os cabeceirenses sobre o coronavírus
A entrevista, que durou quase uma hora, tratou de diversos aspectos relacionados à covid-19.
Em entrevista, médico orienta os cabeceirenses sobre o coronavírus

Estúdio da rádio Nova Cidade FM de Cabeceiras do Piauí. (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao comunicador Luís Rocha na rádio comunitária Nova Cidade FM (87,9 MHz) de Cabeceiras do Piauí na manhã da última quarta-feira (25) o biólogo e médico dr. Antônio Francisco Alves de Araújo Júnior levou orientações à população do município sobre como evitar a contaminação pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A entrevista, que durou quase uma hora, tratou de diversos aspectos relacionados ao vírus e de como se portar diante do alastramento da pandemia, que ameaça neste momento todos os estados brasileiros. Dr. Júnior (foto abaixo) enfatizou que medidas simples ligadas à higiene pessoal e ao contato com nossos familiares e amigos podem frear a propagação da covid-19.

O profissional de saúde falou sobre a importância do Plano de Ação para Combate ao Coronavírus, que é um protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde e acatado pela Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí), que abrange até normas de higienização de ambientes públicos, como praças e igrejas, por exemplo. “Cabe à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde acionar a Sesapi para fornecer este plano e prover os meios necessários, promovendo a conscientização da população através de carros de som, do rádio, portais e redes sociais, dentre outras ações de monitoramento”, explicou o médico.

Sobre a vacinação contra a gripe que contempla neste mês os idosos, dr. Júnior informou que ela em si não previne contra o coronavírus, mas evita que eles fiquem mais vulneráveis à covid-19. Na entrevista, ele ressaltou a importância de a população continuar seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, já que ainda não existe vacina, então a prevenção neste momento é imprescindível, como evitar as aglomerações e lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou usar álcool gel 70% se tiver.

Em relação ao impacto econômico do isolamento determinado pelos decretos das autoridades, ele sugeriu que os comerciantes adotem a prática do delivery (serviço de entrega de alimentos e outros produtos em casa) para evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais. “O falido se recupera, o falecido não”, ponderou.

Dr. Júnior é natural de Cabeceiras, filho da dona Aldira e neto do saudoso “Broa”; há alguns anos atuou como professor de Biologia nos ensinos fundamental e médio no município. Atualmente é médico da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade de Esperantina-PI.

Fonte: Direto da Redação

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium