Terça, 14 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 9 9834-2372
Radar Político

Radar Político

Radar Político Últimas notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre o que acontece na política.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Medidas

Postada em 28/03/2020 ás 11h24 - atualizada em 28/03/2020 ás 11h30

Publicada por: Francine Dutra

Em carta, governadores cobram seriedade no combate ao coronavírus
Chefes de Estado reafirmam o compromisso com pareceres técnicos da OMS e dados científicos
Em carta, governadores cobram seriedade no combate ao coronavírus

Foto: Reprodução/Governo do Estado

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa sexta-feira (27), com os demais governadores dos estados do Nordeste, via videoconferência, para deliberar sobre as estratégias de saúde pública adotadas até o momento, perante a pandemia de Covid-19 que chegou ao país. Na oportunidade, os chefes de Estado da região assinaram uma carta, reivindicada pelo Consórcio do Nordeste que, entre outros pontos, manifesta o compromisso em pautar as decisões que legislam sobre as medidas sanitárias devidas para combater o avanço do Coronavírus nos pareceres técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Com bom senso e equilíbrio, vamos continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o Coronavírus. Reiteramos que parâmetros científicos indicam as ações preventivas e protetivas, de intensidade gradual e estágios progressivos ou regressivos, adequando-as sempre à realidade de cada região de nossos Estados”, destaca um dos pontos do documento.

O encontro também marcou a criação de uma câmara técnica que norteará as decisões unificadas das unidades da federação que compõem a região. “O Nordeste permanece unido na luta contra o Coronavírus. Nós acertamos que vamos manter os procedimentos sempre pela orientação técnica. É claro, sempre com a sensibilidade de analisar a situação do Brasil, do Nordeste e de cada um dos estados”, lembra Dias.

Na carta, os governadores manifestam sua profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria as orientações da OMS, e exigem respeito, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumidas pelo Governo Federal. “Acertamos que vamos encaminhar um questionamento para que o Governo se defina qual o real posicionamento pretende assumir, como um coordenador nacional. É preciso uma unificação entre as instâncias de governo, setor público e setor privado, em uma mesma direção. É uma necessidade do Brasil, para que a gente não corra mais riscos em uma situação complexa como essa”, defende o governador.

O documento é assinado por todos os nove governadores da região que compõem o Consórcio do Nordeste.

Confira a Carta dos Governadores do Nordeste

Fonte: Governo do Estado

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium