Sábado, 30 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Correspondente do município.
Cidades - Floriano

Postada em 30/03/2020 ás 15h16

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Floriano permanece sem casos suspeitos de coronavírus
O secretário ainda lembrou que, até o final desta segunda-feira, será editado um novo decreto.
Floriano permanece sem casos suspeitos de coronavírus

Foto: Secom

O secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues falou, nesta segunda-feira (30) em  entrevista coletiva, que o isolamento social em Floriano tem surtido efeitos positivos, inclusive com a redução de ocupação de leitos por outros traumas, já que o número de acidentes foi reduzido.

Comentou sobre a postura do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que voltou a se posicionar a favor do isolamento social.

James lamentou pela confirmação da terceira morte por coronavírus no Piauí e se mostrou preocupado com o aumento da presença de pessoas nas ruas de Floriano, após o pronunciamento do presidente Bolsonaro, que incentivou a retomada do comércio.

James também esclareceu que todas as medidas sanitárias adequadas estão sendo tomadas pelo Município de Floriano e que, neste último domingo, o prefeito Joel Rodrigues autorizou a distribuição das 10 mil cestas de alimentos, que serão entregues diretamente nas residências a partir do dia 3 de abril, com base nos cadastros dos agentes comunitários de saúde e do Bolsa Família.

O secretário ainda lembrou que, até o final desta segunda-feira, será editado um novo decreto municipal, já que o atual tem validade até este dia 30 de março, e que as medidas serão tomadas após alguma formalização uniforme de procedimentos determinados pelo governo Federal e pelo governo do Estado do Piauí, mas enfatizou que nas últimas reuniões do Comitê Gestor de Crise, a maioria dos integrantes defendeu a continuidade do isolamento social em Floriano, apesar de ainda não haver casos suspeitos no município.

Entre as preocupações estão a falta de leitos de UTI, para o caso de muitos atendimentos a pacientes graves, ao mesmo tempo e o cuidado com idosos, considerando que Floriano tem mais de 13 mil pessoas acima de 60 anos, boa parte com problemas de saúde. 

Sobre os recursos destinados ao Piauí, na ordem de 9 milhões de reais, James lembrou que Floriano receberá cerca R$ 154.750,00, dinheiro que será usado na aquisição de luvas, máscaras e outros itens de proteção individual para os profissionais de saúde.

A respeito dos exames para confirmação do coronavírus, o secretário informou que as coletas para o exame do PCR, são feitas em Floriano e enviadas para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), em Teresina e que está buscando uma parceria com o campus da Universidade Federal do Piauí, em Floriano, que possui uma máquina para o exame de PCR, mas que depende de profissionais habilitados para o seu manuseio.

O município de Floriano ainda não recebeu testes rápidos.

James ainda destacou que foi montada uma UBS de referência (FUNASA), que atende das 7h às 19h, com a possibilidade de uma ampliação no horário de atendimento até às 22h, caso seja necessário, mas que por enquanto a média é de 7 a 12 pessoas atendidas diariamente. As demais UBS também estão abertas e no último levantamento, foram procuradas por 77 pessoas, menos de 20 delas com síndromes gripais.

O secretário informou que neste momento não há a necessidade do chamamento de novos profissionais de saúde, mas que como precaução, lançou um edital para contratação de médicos.

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium