Terça, 26 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Radar Político

Radar Político

Radar Político Últimas notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre o que acontece na política.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Veja detalhes

Postada em 30/03/2020 ás 15h26 - atualizada em 30/03/2020 ás 17h21

Publicada por: Geysa Silva

Governo renova decreto e PI segue em quarentena com mais restrições
Anúncios foram feitos através de live. Veja as novas medidas adotadas pelo Governo
Governo renova decreto e PI segue em quarentena com mais restrições

Foto: Reprodução

O Piauí segue em quarentena. O Governador Wellington Dias anunciou a prorrogação do isolamento sociais através de uma live nesta segunda-feira (30). O chefe do executivo estadual também anunciou a ampliação de restrições para entrada e saída de pessoas nas divisas do estado.

A medida anterior citava que apenas passageiros de ônibus interestaduais deveriam ser submetidos à quarentena e agora, a medida vale para qualquer tipo de entrada no Estado.

A nova medida, de acordo com o governador, surgiu da análise do histórico de pessoas infectadas pelo coronavírus no Piauí. O levantamento aponta que algumas contaminações se deram por ligação com o Ceará, que atualmente é o terceiro estado com maior número de casos.

Pelo menos dois pacientes com Covid-19 do Piauí tiveram histórico de contaminação pelo Ceará, disse o governador. A medida vale também para os estados vizinhos. O governador disse que a ação foi acertada com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Apoio dos prefeitos na fiscalização - O governador aproveitou a oportunidade para pedir o apoio de todos os prefeitos piauienses no sentido de fazer valerem as medidas e fiscalizarem em seus municípios.

UTIs e Hospitais de campanha -  Wellington Dias informou que o Piauí tem atualmente 11 municípios com UTIs e que o Governo está ampliando com salas de estabilização. Sobre hospitais de campanha ele informou que uma série de medidas está sendo adotada, com uso de hotéis que estão vagos para a realização de atendimentos e o uso de hospitais em municípios e do Hospital Universitário. “O Verdão vai ser uma base importante de estabilização”, destacou.

Sobre os equipamentos de proteção individual, os EPIs, Dias informou que o Estado tomou atitude e resolver “não esperar”. “Está chegando a conta gotas. Vai chegar vacina? Chegou uma parte. O Piauí foi na frente. Nós compramos respiradores e acertamos com os governadores do Nordeste a compra de mais 80 respiradores”, informou.

Veja como funcionam as medidas do novo decreto:

Serviço essenciais - De acordo com o governador, todos os serviços essenciais à vida estão mantidos. “Saúde, segurança, área social, bancos, farmácias, supermercados. Nessas áreas, o decreto determina as medidas protetivas. É uma responsabilidade de cada estabelecimento”, disse.

Bancos e lotéricas - Continuam funcionando, mas com atividades presenciais reduzidas. Os aposentados vão receber por meio de cartão de crédito. A Agência de Fomento continua operando.

Aulas suspensas até 30 de abril - O decreto prevê até 30 de abril e permitiu as aulas não presenciais.

IPVA - Prorrogado por 90 dias com desconto de 5%.

Concursos públicos - “Autorizei uma medida da prorrogação do prazo de vigência para os concursos públicos. Esse ato foi feito com base no decreto nacional e estadual de calamidade. O concurso pausa o prazo de contagem de sua vigência e volta a contar com o fim do decreto de calamidade. O objetivo é que as pessoas que fizeram concurso não tenham prejuízos”, determinou.

Ajuda financeira - O recurso destinado à merenda escolar será transformado em ticket alimentação para atender a cerca de 77 mil famílias que fazem parte da rede estadual de educação. Ao mesmo tempo, o Governo do Estado trabalha para que se tenha atendimento às pessoas que foram atingidas pelas enchentes com cestas básicas, bem como assistência às pessoas em situação de rua.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium