Sexta, 30 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

23° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Piauí
31/03/2020 10h54
Por: Bruna Sampaio

Grupo de pesquisadores da UFPI criam adaptação de ventilador mecânico

Em panorama de pandemia, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou uma adaptação de ventiladores mecânicos para viabilizar a ampliação de atendimento aos pacientes infectados pelo novo Coronavírus (COVID-19). Ao ter conhecimento dessa iniciativa, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) investiu no projeto para garantir a agilidade da prestação de serviços.

O aparelho está em fase de teste e conta com a aprovação da Plataforma Brasil, que é o Comitê de Ética Nacional da Saúde. O engenheiro eletricista e professor da UFPI, Caio Damasceno, está coordenando o projeto e se mostra confiante na aprovação do Conselho Nacional. "O projeto está em fase de desenvolvimento e visa a adaptação dos ventiladores mecânicos para assistir dois ou até mesmo quatro pacientes, com assistência simultânea e de forma acessível. Essa é uma parceria fundamental que obtivemos com o CIEPI, pois nos forneceu todo o material necessário. Estamos confiantes, pois obtivemos excelentes resultados e tem grandes chances de dar certo", informa o engenheiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já foram realizados testes na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), que apontaram resultados satisfatórios. O presidente do CIEPI, Andrade Júnior, comenta a importância do projeto para a assistência de pacientes infectados pela COVID-19.

Continua depois da publicidade

"Fomos procurados pelo professor Caio Damasceno, que nos informou sobre a pesquisa em que ele e seus alunos, todos jovens cientistas, estão realizando no sentido de encontrar uma solução para um respirador mecânico, equipamento esse usado em muitos casos para pacientes acometido com Coronavírus e que chegam à situação de entubação. Resolvemos apoiar esta iniciativa porque seria uma solução local e vejo que possuem muita capacidade", relata.

Em campanha realizada pelos associados do CIEPI e Sinduscon para a compra de respiradores mecânicos foram arrecadados R$ 491 mil. "Com a arrecadação conseguimos comprar, no momento, um equipamento no valor de R$ 89.500 mil. Todas as quatro fábricas nacionais estão imbuídas de produzir. Com a pandemia, todos os estados e capitais estão à procura desse equipamento, que está em carência no pais", finaliza o presidente.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp