Terça, 02 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Teresina - Situação da capital

Postada em 02/04/2020 ás 10h51 - atualizada em 02/04/2020 ás 11h17

Publicada por: Francine Dutra

Covid-19: Justiça exige informações detalhadas da FMS sobre ações
O órgão deverá entregar uma atualização da situação de atendimento em Teresina
Covid-19: Justiça exige informações detalhadas da FMS sobre ações

Foto: Reprodução

Nessa quarta-feira (1) o Ministério Público do Piauí obteve decisão judicial para exigir uma atualização e revisão do Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana ao Coronavírus (Covid-19) pela Fundação Municipal de Saúde.

O órgão da Prefeitura de Teresina deverá realizar estudos técnicos sobre a atual capacidade de atendimento dos hospitais municipais, expondo o número de leitos hospitalares e de unidades de terapia intensiva (UTI), de recursos humanos e equipamentos.

De acordo com o pedido, o documento precisa conter informações sobre a distribuição dos leitos disponíveis para o atendimento dos pacientes suspeitos e acometidos pela COVID-19. As informações devem detalhar a atual capacidade de realização das análises laboratoriais; e as etapas de projeções sobre possível crescimento no número de pacientes contaminados pelo vírus em Teresina.

Junto com o plano, a FMS deve informar: o número de leitos hospitalares e de unidades de terapia intensiva a serem ampliados, especificando os materiais e estoques de medicamentos, e os recursos humanos por equipe ou leito hospitalar necessários; a ampliação da análise laboratorial, tanto de equipamentos quanto de recursos humanos em cada etapa de projeção, bem como o quantitativo de kits de coleta/diagnóstico da COVID-2019 pelo município de Teresina, entre outras.

A pasta da Saúde terá que divulgar, de forma imediata e diária em seu site, um link exclusivo para informações sobre o coronavírus, detalhando a cada 24 horas. Por meio desse link, deve ser possível ter acesso aos números de casos suspeitos e confirmados da COVID-19, internados por hospital (sem identificação dos pacientes), das redes pública e privada de saúde, bem como, a forma de contaminação quando identificada, o sexo e a faixa etária, a existência ou não de doença preexistente; a quantidade e tipos de kits enviados pelo Ministério da Saúde ao município, para a coleta/diagnóstico do Coronavírus e os comprados pela FMS; informar os números de óbitos sob suspeita pela COVID-19, o de óbitos sob suspeita que foram descartados, o de leitos ocupados por pacientes com a COVID-19, e a quantidade de aparelhos de ventilação pulmonar e respiração assistida existente em cada hospital e medidas para novas aquisições.

Por último, a Fundação deve realizar chamamento público, conforme estudo técnico, para o atendimento da necessidade do serviço de saúde em todos os hospitais do Município de Teresina que precisem de profissionais de saúde, em razão do alto índice de contaminação pelo novo coronavírus.

Fonte: Com informações do MPPI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium