Quarta, 03 de junho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
[email protected]
86 9 9834-2372
Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil Notícias sobre inclusão educacional.

[email protected]

86 9 9834-2372

Educação - Educação

Postada em 02/04/2020 ás 16h08 - atualizada em 07/04/2020 ás 14h31

Publicada por: Bruna Sampaio

Ferramentas digitais se tornam fortes aliadas da educação
Diversas instituições de ensino adotaram a prova on-line.
Ferramentas digitais se tornam fortes aliadas da educação

Foto: Divulgação

Que o futuro seria digital, nós já sabíamos, o que não poderíamos imaginar é que a tendência ganharia espaço e notoriedade de forma tão rápida. A era digital vem ganhando espaço em diversas áreas da vida da população e uma delas é a da educação. A transição já pode ser vista e os benefícios são inúmeros, desde consultorias com profissionais de educação e instituições de ensino até a realização de provas on-line.

As ferramentas digitais possibilitam que aulas remotas ocorram, o que proporcionam, assim, a otimização de tempo e descolamento dos estudantes, redução de custos, aumento da capacidade de atendimento, bem como a colaboração no ensino-aprendizagem e a realização de avaliações fora do espaço pedagógico. Dentre outras vantagens, todos esses processos podem ser realizados com segurança e comodidade.

Uma das ferramentas é o Vestibular Online, uma plataforma que possibilita a realização de processos seletivos através de provas no computador. Diversas instituições de ensino adotaram a plataforma como um meio de viabilizar o ingresso de estudantes. O processo seletivo é virtual, com segurança antifraude e o resultado sai em até duas horas, pois o método possibilita mais agilidade na correção das provas.

“Fazemos processos seletivos pelo Vestibular Online há mais de 3 anos. Antes, as provas eram realizadas nos laboratórios da instituição, agora, vamos possibilitar que o candidato possa fazer a prova de casa. A plataforma é bem válida e traz inúmeros benefícios”, diz André Fontoura, gestor comercial do Senac-RS, ao avaliar positivamente a plataforma.

Bom para todos

No mesmo caminho de substituição da aplicação de provas presenciais para digitais, neste ano, os estudantes de todo o Brasil farão, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio na versão remota, o Enem Digital. A implantação será gradativa e visa substituir, até 2026, a tradicional prova em papel.

Com isso, o Ministério da Educação (MEC) estima ter vantagens como a economia em papel, redução do risco de fraude, adaptação ao Novo Ensino Médio, aumento da interatividade e possibilidade de aplicação das provas em mais municípios.

No momento em que o mundo está em isolamento social por conta do novo coronavírus, o Covid-19, as aulas presenciais foram parar no ambiente virtual. O cenário atual dá espaço para que o digital faça parte, cada vez mais, da Educação. Por isso, o vestibular on-line é apontado por gestores da área educacional como solução para as instituições de ensino se reinventarem, por oferecer facilidade e comodidade na aplicação de processos seletivos.

Dessa forma, a prova pode ser feita pelos candidatos de onde eles estiverem. “Neste momento, a maior vantagem é permitir que a instituição não pare a sua captação e o candidato tenha a flexibilidade de poder fazer a prova de onde estiver”, afirma Joyce Guedes, diretora do Vestibular Online.

Fonte: Agência Educa Mais

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium