Domingo, 31 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 988012832
Dom Expedito Lopes

Dom Expedito Lopes

Josely Ecologista Correspondente no município

[email protected]

(89) 988012832

Cidades - Autismo

Postada em 02/04/2020 ás 17h37 - atualizada em 02/04/2020 ás 18h56

Publicada por: Josely Ecologista

Dom Expedito Lopes comemora o dia mundial de Conscientização do Autismo
A Secretaria de Assistência Social realizou entregas de Kits de higiene para autistas do município
Dom Expedito Lopes comemora o dia mundial de Conscientização do Autismo

Garota Símbolo do Autismo em DEL

 

Hoje, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas –  ONU em 2007. A partir de então, cartões-postais de todo o planeta são iluminados na cor azul, chamando a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo.

 

Mas devido a "pandemia do coronavírus (Covid-19)" foram mudado planos e alterado cronogramas nos mais diversos setores da sociedade nas últimas semanas. Com o avanço da doença no Brasil é no Piauí, juntamente com as medidas de prevenção adotada nas cidades, a campanha em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta-feira (2), em Dom Expedito Lopes, também passou por mudanças e alterações nas ações.

 

O autismo se constitui em um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a FAMÍLIA é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades emergentes, onde a maior dificuldade encontrada pelas mães consiste nos comportamentos característicos da criança autista, em suas limitações nas atividades que envolvem higiene, sobrecarga resultante das responsabilidades domésticas, cuidados com a criança e responsabilidade pela manutenção dos tratamentos do filho.... Parabens a todos os Autista e seus familiares,!!!!! Em Especial aos da Nossa Dom Expedito Lopes-PI. Francisca Paula, Assistente Social.

 

Em Dom Expedito Lopes-Piauí, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social iriam realizar um projeto, com uma caminhada de sensibilização, mas devido a pandemia do corona vírus, COVID 19 a mesma foi suspensa, mesmo assim a Secretaria de Assistência Social de forma educativa com uso de EPIS fez neste dia 2 de abril a entrega de lembranças aos autistas e kits de higiene às familias da SEDE e zona rural, o objetivo da atividade individual foi não deixar passar em branco esta data tão importante. O Secretário Jordani Ferreira acompanhado pela Orientadora Francisca Mary realizaram as entregas dos kits no município. As visitas foram realizadas seguindo todos os cuidados com a equipe usando os EPIs.

 

Confira o depoimento da Maria Claese, Mãe da Ohanna criança símbolo do Programa em Dom Expedito Lopes.   02 de abril de 2020 Concientização Mundial do AUTISMO 

Hoje o mundo inteiro comemora esse dia...

Hoje sentimos uma união a mais!

Que essa concientização de hoje continue na vida daqueles que estão sendo tocados com cada mensagem vistas nas redes sociais.

É o sonho dos familiares dos AUTISTAS verem seus filhos serem tratados com respeito...

Acredito que não seja impossível,  é só cada um se perguntar: e se fosse meu filho?

Não posso dizer que a maior doença seja o preconceito, mas sim, a falta de conhecimento!

Por isso eu estou nessa luta, tentando levar esse conhecimento!

Ainda tenho muitos caminhos a percorrer...Mas sei que muita gente, digo gente que mesmo sem ter conhecimento algum está se aproximando e perguntando: o que posso fazer para te ajudar?

Não posso dizer que sei tudo sobre o AUTISMO, seria hipocrisia da minha parte dizer isso. Mas o que eu não sei eu vou buscar com quem tem mais experiência, e eu recebo essa ajuda...

Porque a intenção de cada um que está próximo a mim nessa luta é ver de fato a INCLUSÃO acontecer, e eu creio que vamos conseguir!!!

Hoje estamos vivendo um momento crítico por conta do Covid-19...

Os AUTISTAS estão sendo prejudicados com isso, porque tirar o AUTISTA da sua rotina não é tarefa fácil... Mas sabemos que é necessário ficarmos em confinamento para proteger os nossos anjos que fazem parte do grupo de risco.

Então deixo um pedido aqui... Concientização sobre esse assunto delicado, não é nada fácil ficar em confinamento...

 

Mas sabemos que não é para sempre, que todos tenha essa consciência, se cada um fizer direitinho a sua parte de acordo as recomendações do ministério da Saúde, logo logo estaremos de volta a nossa rotina!

Que Deus proteja e abençoe a cada um de nós, e que essa tempestade passe logo!

Maria Claese, mãe da Ohanna Vitória de 10 anos, AUTISTA!

 

Confira os depoimentos em vídeos.

https://youtu.be/EiwHgWqd20w

https://youtu.be/ikf5R3wpxKw

https://youtu.be/iI9RYZwJk3w

 

Fotos da entregas dos kits.

Fonte: ASCOM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium