Sexta, 23 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Covid-19
08/04/2020 11h08
Por: Marina Sousa

'Cada vez mais o uso da cloroquina se mostra eficaz', afirma Bolsonaro

Presidente pressionou David Uip a informar se utilizou substância para se tratar do coronavírus

Foto: Evaristo SA/AFP
Foto: Evaristo SA/AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (08) que "cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz" no combate ao novo coronavírus . A substância, no entanto, não tem eficácia comprovada no combate à Covid-19 , como o próprio Bolsonaro admitiu na semana passada durante pronunciamento. Bolsonaro também voltou a questionar se coordenador do Centro de Contingência de coronavírus no estado de São Paulo, David Uip, utilizou a substância para se tratar da doença.

Bolsonaro é um entusiasta da utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina. No Ministério da Saúde, por outro lado, há uma resistência ao uso antes da realização de mais estudos sobre sua eficácia. Na terça-feira, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que médicos podem prescrever cloroquina se assumirem os riscos.

Consulta internacional

Continua depois da publicidade

Bolsonaro diz que fala da cloroquina "há 40 dias". Sua primeira declaração pública sobre o assunto, no entanto, foi no dia 21 de março, há menos de 20 dias. Ele também ressaltou ter conversado sobre isso com "dezenas médicos e alguns chefes de estados", entre ele o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

"Há 40 dias venho falando do uso da Hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19. Sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos. Fiz, ao longo desse tempo, contato com dezenas médicos e alguns chefes de estados de outros países. Cada vez mais o uso da Cloroquina se apresenta como algo eficaz", escreveu o presidente em redes sociais.

Questionamento

Continua depois da publicidade

Bolsonaro ainda afirmou que "dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19", e questionou: "seriam questões políticas, já que um pertence a equipe do Governador de SP?". Na noite de segunda-feira, Bolsonaro já havia compartilhado o trecho de uma entrevista em que David Uip não responde se utilizou a hidroxicloroquina para se curar do coronavírus.

"Acredito que eles falem brevemente, pois esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram. Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil", completou, fazendo referência ao juramente que todos os médicos devem fazer.

Fonte: Agência Brasil
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®