Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

27°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Mensagens
08/04/2020 15h18
Por: Bruna Sampaio

Nutricionistas da MDER levam otimismo a profissionais e pacientes

As mensagens motivacionais, nas tampas das quentinhas, são algo muito além de uma simples refeição

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Levar mensagens de apoio, incentivo, acolhimento, otimismo e esperança: essa foi a iniciativa das profissionais da Unidade de Nutrição e Dietética (UND) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) a pacientes e colaboradores dos plantões no horário de almoço. As mensagens motivacionais, nas tampas das quentinhas, são algo muito além de uma simples refeição e o objetivo é trazer esperança e tornar ainda mais prazeroso o momento.

Os recados, adoçados com sobremesas como chocolates e pirulitos, estão sendo enviados para centros cirúrgico e obstétrico, UTIs e postos de saúde das alas e enfermarias, tudo com o rigor de higienização ainda mais reforçado.

“A ideia surgiu entre nós nutricionistas do setor,  diante da pandemia  da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, que estamos vivendo”, disse a nutricionista Diah Salete”. Ela ressalta que essa foi uma forma de  mudar e tornar mais leve a rotina de  funcionários e pacientes que estão nos setores críticos da MDER no horário do almoço. Apesar de ainda não ter sido registrado nenhum caso da doença na instituição, a maternidade possui um plano de contingência e redobrou os cuidados em todos os setores para garantir a segurança de pacientes e funcionários. Outras nutricionistas Isabella Portela, Samara Fonseca e Tamyres Farias também fazem parte do Projeto de Amor.

Continua depois da publicidade

Esse fato é uma marca registrada de profissionais da Evangelina Rosa que trabalham, diariamente, com amor e dedicação pela casa. “ Eu sempre me orgulho muito da equipe que encontrei na Evangelina Rosa. Além de profissionais de alto gabarito, são pessoas que trabalham com dedicação e amor ao que fazem e esse é um grande diferencial de quem faz a maior maternidade pública do Piauí”, comentou o diretor da MDER, Francisco Macêdo.

Unidade de Nutrição

Alimentação de pacientes, acompanhantes e colaboradores são algumas das prioridades da Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder). “Por meio da Unidade de Nutrição e Dietética da instituição, todos os dias,  é oferecido um cardápio com seis refeições, criteriosamente preparadas em ambiente seguro, distribuídas entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O cardápio atende todos os padrões e necessidades, com as devidas restrições de  cada paciente, como, por exemplo, a alimentação de diabéticas e mulheres com hipertensão arterial, que possuem dietas diferenciadas prescritas pelos médicos”, explica a supervisora da Unidade de Nutrição e Dietética, Valéria Silva. O setor distribui cerca de 1.800 refeições por dia.

Continua depois da publicidade

Hoje, o almoxarifado da unidade hospitalar, onde os produtos ficam armazenados,  encontra-se plenamente suprido de todos os alimentos necessários ao trabalho de produção das refeições. Diariamente, as nutricionistas solicitam todos os produtos que serão usados no dia.  O cardápio é elaborado pelas profissionais, que buscam nas refeições o equilíbrio dos alimentos, a variedade de carnes, legumes, verduras e sobremesa.

A cozinha, que segue as normas da Vigilância Sanitária,  conta com diversos equipamentos, como o uso de panelas especiais, com capacidade de até 300 litros. A unidade funciona 24 horas e dispõe de dez nutricionistas, seis cozinheiras, cinco auxiliares de cozinha, dentre outros.

Continua depois da publicidade
Fonte: Ccom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®