Quinta, 02 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Piauí - Piauí

Postada em 09/04/2020 ás 08h29 - atualizada em 09/04/2020 ás 10h12

Publicada por: Francine Dutra

Covid-19: profissional de saúde que atendeu prefeito tem teste positivo
Segundo a Secretaria de Saúde de Piracuruca, a mulher não apresenta sintomas.
Covid-19: profissional de saúde que atendeu prefeito tem teste positivo

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Piracuruca informou que uma das profissionais de saúde que participaram do atendimento de Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos, prefeito de São José do Divino que faleceu por Covid-19, foi diagnosticada com a doença.

De acordo com o órgão a mulher teve contato com o prefeito no Pronto-Socorro de Piracuruca, onde o prefeito faleceu. A secretaria ainda informou afastou e colocou em quarentena todos os nove profissionais de saúde que participaram do atendimento ao prefeito.

Sem apresentar sintomas, nenhum dos casos foi registrado como suspeitos, mas todos realizaram testes para a doença. Após sair os primeiros resultados, foi constatado que seis testaram positivo e apenas um testou negativo, a secretaria ainda aguarda o restante dos resultados.

Confira a nota da Secretaria de Saúde de Piracuruca

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01/2020 – CORONAVÍRUS

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Secretaria Municipal de Saúde de Piracuruca – PI, através da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, tem o compromisso de manter a população informada. Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal de Saúde elaborou o Plano de Contingência do COVID-19, a partir desta data vem divulgando diariamente 02 (dois) Boletins de Casos Suspeitos de Coronavírus, sendo um de pessoas RESIDENTES em Piracuruca e, outro de OCORRÊNCIA de atendimentos prestados a pessoas de outros municípios, nos serviços de saúde municipal.

No dia 27 de março 2020, o então Prefeito de São José do Divino – PI, Sr. Antonio Nonato Lima Gomes, conhecido por Antonio Felícia, deu entrada em estado grave no Pronto Socorro de Piracuruca, mas não resistiu. No dia seguinte, a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí – SESAPI confirmou que a morte do prefeito foi causada por COVID-19, o primeiro caso de óbito confirmado no Piauí.

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracuruca – PI afastou e colocou em quarentena todos os 09 (nove) profissionais de saúde que participaram do atendimento ao prefeito.

Após visita do Secretário Estadual da Saúde, Florentino Neto ao município de Piracuruca, foi orientado e disponibilizado kits para coletar swab naso e orofaríngeo de todos os profissionais de saúde.

Vale destacar que o PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO COVID-19 / SESAPI, estabelece as orientações específicas para o Manejo Clínico:

Casos leves:

Após visita do Secretário Estadual da Saúde, Florentino Neto ao município de Piracuruca, foi orientado e disponibilizado kits para coletar swab naso e orofaríngeo de todos os profissionais de saúde.

Vale destacar que o PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO COVID-19 / SESAPI, estabelece as orientações específicas para o Manejo Clínico:

1. Não internar, não notificar, não coletar swab naso e orofaríngeo;2. Isolamento domiciliar por 14 dias (se for profissional de saúde, avaliar realização de teste rápido).

Assim com base neste protocolo e nas recomendações feitas pela equipe técnica da SESAPI, foram coletados swab da nos e orofaríngea dos 09 (nove) profissionais de saúde plantonista na noite do falecimento do prefeito. NÃO SENDO NOTIFICADOS esses profissionais como CASOS SUSPEITOS, pois nenhum destes tinha SINTOMAS GRIPAIS, e assim, não atendiam aos critérios técnicos de caso suspeito de COVID-19.

Na data de hoje 06 de abril de 2020, as 18:00hs, o Laboratório Central do Piauí – LACEN – PI, liberou o resultado do exame de 07 (sete) dos profissionais investigados. Destes, 06 (seis) tiveram resultado NEGATIVO e, 01 (um) teve resultado POSITIVO para COVID-19. E são aguardados os resultados de mais 02 (dois) exames.

Esse profissional de saúde com resultado POSITIVO encontra-se afastado de suas funções laborais, cumprindo quarentena e com boas condições de saúde.

Vale ainda informar que uma pessoa infectada pelo Coronavírus pode chegar a nem desenvolver sintomas. Embora ele tenha um padrão de proliferação bastante elevado, 80% das pessoas que entram em contato com ele não apresentam sintomas. E assim, os Protocolos do Ministério da Saúde e da SESAPI não recomendam a notificação de casos assintomáticos, mas apenas de casos moderados, graves e suspeitos com resultado positivo.

Piracuruca-PI, 06 de ABRIL de 2020.

Adriana Silva Fontinele

Secretária Municipal de Saúde

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium