Como já vimos e muito se sabe, o bode no Piauí é uma riqueza econômica e gastronômica. Ele faz parte da nossa típica culinária, caracterizando sabores de nossa terra. E o bode é também riqueza cultural no Piauí, sendo, inclusive, tema de um grande evento. É a festa do Bode.
Essa festa, que acontece desde 2005, é realizada no município de Batalha, a 156 km de Teresina. É a mesma cidade onde fica a maravilhosa cachoeira do Xixá.
E como é essa festa do Bode, o que tem nela? Quando acontece? Como tudo começou? Nós do Conheça o Piauí vamos mostrar todos os detalhes desse evento que faz parte da nossa diversidade cultural.
#Como começou a festa do Bode
O município de Batalha tem uma economia baseada no cultivo de arroz, feijão, milho, mandioca, mas principalmente na pecuária, com destaque para a ovino e a caprinocultura.
Para se ter noção, a cidade tem o segundo maior rebanho de caprinos do Piauí. Nela se respira bode, digamos assim. Desde a economia, tradições folclóricas e até pizza de bode você vê em Batalha.
Com uma presença tão forte da criação e comercialização desse animal e seus derivados, virando renda para grande parte das famílias local e sendo também uma identidade do povo batalhense, nada mais justo que uma boa festa para celebrar. Mais que isso, para movimentar ainda mais o município, seja na economia, cultura, social.
Assim nasceu a festa do Bode. Esse evento é marca registrada do calendário de Batalha e conhecido por todo o Piauí e até mesmo por outros estados.
Desde sua primeira edição, a festa do Bode tem garantido seu objetivo, ao promover a cadeia produtiva da ovinocultura e estimular o turismo local. E o evento só cresce a cada ano, sendo tradição no norte do Piauí.
#Como é a festa no Bode
A festa do Bode conta com vários espaços para exposições desses animais, onde os produtores mostram alguns exemplares dos seus rebanhos e comercializam também. Os produtores e quaisquer interessados podem ainda participar de palestras que acontecem durante os dias de festa, com orientações sobre saúde do animal e também sobre novas tecnologias de gestão e de processos da cadeia de criação e produção de bodes.
Mas não para por aí! No evento são disponibilizadas unidades móveis com profissionais realizando exames parasitológicos dos animais e ainda a presença de parceiros financeiros ofertando linhas de crédito específicaspara caso alguém queira adquirir o animal e começo desde já a montar o seu rebanho.
E como a festa é voltada para a população, o evento tem espaços para todos. Na festa do Bode você encontra o melhor da culinária, com stands vendendo pratos feitos a base de ovinos e caprinos. Caso queira adquirir alguma peça do artesanato local, também é possível, por meio da feira de artesanatono evento.
#Quando acontece a festa do Bode
Esse evento, geralmente, é realizado entre os meses de setembro e outubro. Em 2019, ele vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de outubro. A divulgação sempre acontece na imprensa local e em meios de comunicação do governo e da prefeitura do município.