Quinta, 09 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Turismo

Turismo

Turismo Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.

[email protected]

86 9 9834-2372

Brasil - Entenda

Postada em 16/04/2020 ás 11h02

Publicada por: Bruna Sampaio

Estados querem verba descentralizada para o Turismo
Integrantes reivindicam uma parte do orçamento de promoção destinado à agora agência
Estados querem verba descentralizada para o Turismo

Bruno Wendling, presidente da Fundtur-MS

Verbas descentralizadas para os estados e participação efetiva na construção da política de Turismo do país. Em cima destas duas pautas que o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) vem trabalhando insistentemente junto ao governo federal.

Após reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em março, integrantes da entidade participaram, na última semana de uma webconferência o presidente da Embratur Gilson Machado Neto para reforçar estes pleitos e reivindicar uma parte do orçamento de promoção destinado à agora agência, transformada pela MP 907.

“A equipe do Gilson entrou em contato conosco e aproveitamos a oportunidade para reforçar um pedido que já tínhamos feito ao ministro: que o Fornatur participasse da construção da política de turismo, pois a gente sente que ainda não há uma estratégia unificada”, destaca Bruno Wendling, presidente do Fornatur e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).

Bruno reforçou que uma das principais reivindicações é a destinação de um orçamento descentralizado, para que os estados tenha capacidade de criar políticas de promoção tanto nacional quanto internacional, independentemente das ações de MTur e Embratur.

“Antigamente havia alguns editais para verbas descentralizadas aos estados, e não só na Embratur. Isso possibilitava realizar ações mesmo com o orçamento estadual contingenciado para o Turismo. Há a necessidade de termos estes recursos da União. Quando o turismo for retomado teremos que ter esta verba pra ações tanto nacionais quanto internacionais, sempre considerando o tempo certo, que não é agora, em meio a pandemia”, explica.

utra demanda apresentada pelo presidente do Fornatur foi que caso aprovada a Medida Provisória 907/2019 e a Embratur seja transformada em Agência, a entidade componha o Conselho Deliberativo, algo que não foi previsto no estatuto. No texto foram incluídos somente representantes de Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e CNM (Confederação Nacional de Municípios).

REUNIÃO

Participaram da webconferência pela Embratur: Gilson Machado Neto, presidente; Osvaldo Matos, diretor de Marketing; Carlos Brito, diretor de Gestão; Rafael Luisi, assessor internacional; Adriana de Lucena, gerente de Relações Institucionais e Imprensa.

Além de Bruno Wendling, participaram do encontro Otávio Leite, secretário de turismo do Rio de Janeiro; Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará; Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Tocantins e presidente da Adetuc; Dorval Uliana, secretário de Turismo do Espírito Santo; André Orengel Dias, secretário de Turismo do Pará; Catulé Junior, secretário de Turismo do Maranhão; Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal; Marcelo Costa, secretário-executivo de Turismo de São Paulo; Jefferson Moreno, secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso; Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo; Ruth Avelino, presidente da PBTur; Rosilene Medeiros, presidente da Amazonastur; Bruno Reis, presidente da Emprotur (RN); Leandro “Mané” Ferrari.

Fonte: mercadoeeventos

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium