Sábado, 04 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Histórias do Piauí

Histórias do Piauí

Histórias do Piauí Histórias que marcam o Estado.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Veja detalhes

Postada em 20/04/2020 ás 17h12

Publicada por: Geysa Silva

Conheça a beleza e as histórias das lagoas do litoral piauiense
Além do mar, litoral possui lindas lagoas com histórias importantes
Conheça a beleza e as histórias das lagoas do litoral piauiense

Foto: Reprodução

O litoral do Piauí é rico em belezas naturais dos mais variados tipos. Ao lado do Delta do Parnaíba, as praias e lagoas compõe este cenário maravilhoso.  Entre as lagoas, podemos destacar duas principais: Lagoa do Portinho e Lagoa do Sobradinho

Lagoa do Portinho

Reza a lenda que uma trágica história de amor entre os filhos de duas tribos inimigas conta a origem desse belo cenário natural e turístico piauiense, a Lagoa do Portinho. Cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento, o local é o ideal para o lazer e a prática esportiva. Passeios de barco, caminhada pelas dunas e muito forró aos finais de semana complementam o leque de opções para a diversão do visitante.

Os atrativos mais procurados por turistas e visitantes são o passeio de banana boat que proporciona uma viagem refrescante pelas águas cristalinas da lagoa através de um bote inflável em formato de banana, puxado por uma lancha. O momento mais esperado é o término do passeio, quando por meio de uma manobra radical, todos os ocupantes da banana são lançados nas águas da Lagoa do Portinho. Para que essa manobra não traga riscos aos ocupantes, os responsáveis cercam os banhistas de toda a segurança necessária, como o uso de coletes e o acompanhamento de um salva-vidas a bordo da lancha.

Para aqueles que não apreciam as brincadeiras aquáticas, é possível se aventurar na tirolesa, espécie de balanço que desliza por um cabo terminando a descida em um refrescante banho nas águas da Lagoa do Portinho. Outra atividade muito procurada, principalmente pelas crianças, é o snowboard, um tipo de surf praticado nas dunas cujo objetivo é equilibrar-se sobre uma prancha.

Como chegar à Lagoa do Portinho

A lagoa fica na divisa entre Parnaíba e Luís Correia e o acesso se dá através da rodovia BR-343 onde o motorista segue até a estrada que leva à lagoa. No local, existe uma colônia de férias que dispõe de hospedagem, alimentação, entretenimento, além de passeios de barco. Nos finais de semana, os restaurantes promovem shows de forró e de samba. A lagoa do Portinho é ideal para prática de esportes como o windsurf.

A represa transbordou pela primeira vez em 2011 e a cheia mais recente havia sido no ano de 2016. Ela tem uma parede com 47 metros de altura, 870 metros de comprimento, e um sangradouro de 200 metros de largura. A barragem possui uma bacia hidráulica superior a 1,8 mil hectares.

A cheia da barragem proporciona inúmeros benefícios. Além de garantir a continuidade do abastecimento de Patos do Piauí e mais quatro cidades, a “sangria”, como é popularmente conhecido o transbordamento de um reservatório, potencializa a piscicultura, a agricultura e ainda mais o turismo local, atraindo muitos visitantes de toda a região.

Lagoa do Sobradinho

A lagoa do Sobradinho possui a maior extensão em águas doces do litoral do Piauí e está localizada a 20 km do centro da cidade de Luís Correia. Uma grande lagoa, cercada por dunas douradas e natureza preservada. É este o cenário que o visitante encontrará neste lugar maravilhoso.

Como chegar à Lagoa do Sobradinho

Logo após a entrada da praia do Macapá podemos encontrar a estrada que dá acesso à Lagoa do Sobradinho, que fica à 4 km da rodovia PI 116.

Curiosidades

A origem do nome do povoado se dá porque moradores da época, cerca de cem anos atrás, construíram um sobrado em uma área que hoje se encontra tomado por dunas.

Cotidiano da Lagoa do Sobradinho

A população de 900 moradores vive e se sustenta da pesca artesanal, da criação de animais, do artesanato e da agricultura de subsistência. O povoado Lagoa do Sobradinho em Luis Correia é abençoado pela natureza, que no inverno vira um verdadeiro balneário de águas limpas e cristalinas que se formam em meio às dunas, tornando a lagoa do Sobradinho rica em belezas naturais. Quem visitar o litoral do Piauí e não conhecer essa lagoa vai perder imagens de um paraíso ainda virgem e encantador.

O vilarejo ficou nacionalmente conhecido após as gravações da novela “Cheias de charme” da Rede Globo. Depois disso, várias equipes de reportagem visitaram o local e mostraram para todo o Brasil essa maravilha piauiense.

Fonte: Delta do Parnaíba

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium