Segunda, 26 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

19° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Jucelma Sales
Jucelma Sales Correspondente do município.
Cidades Saúde mental
23/04/2020 08h22
Por: Jucelma Sales

Psicólogo dá dicas como manter a saúde mental durante a quarentena

Em tempos de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, a população é orientada a se  afastar fisicamente da família, dos amigos e das pessoas de forma em geral.

Essa quarentena pode afetar a saúde mental.  Pensando no bem estar da sociedade, o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Robson Dias, dá dicas especiais para viver bem mentalmente durante esse período de isolamento. Sempre frisando os cuidados com a higiene pessoal e da casa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Robson Dias, enfatiza os cuidados com a higiene é fundamental e, ainda orienta como a população podem preencher o tempo durante esse período de quarentena.

Continua depois da publicidade

” Esse momento que todos nós estamos vivenciando essa pandemia do coronavírus- covid-19, torna-se essencial com os cuidados que está sendo propagado pela OMS e,  o Ministério da saúde , as praticas de higiene ,os cuidados com a higiene e também com a questão do isolamento . Esse isolamento social ele repercute um pouco na nossa saúde mental , então faz necessário que nós também adotemos alguns hábitos pra preservar a nossa saúde mental, visto que nesse momento de pandemia surge muitos sintomas, muitas pessoas apresenta medos,  estresses, tem o nível de ansiedade muito elevado. É fundamento que a gente cuide da nossa saúde mental”, disse.

ele ainda dá algumas dicas como as pessoas podem está tratando da saúde mental durante o período de quarentena.

Cuidar do corpo e da mente

Robson Dias, fala da importância de cuidar do corpo, “Nós temos que  que cuidar da nossa saúde mental e, é importante que a gente cuide também do nosso corpo e, que façam dentro das condições recomendadas. Tentar praticar exercícios e se alimentar de uma forma saudável . A prática do exercício físico , vai fazer com que nossa mente desenvolva uma forma mais saudável e melhor. Busquem fazer algo que você gosta ,trabalhe essas suas habilidades e, faça algo que lhe dê prazer , uma sensação de bem estar . Então se você tem algumas habilidades , se você tem algum  hobby e, podem ser feitos dentro de casa, tente desenvolve-los “, pontou Robson Dias.

Robson Dias explana que é  importante que aproveitem esse momento para colocar as coisas em ordens.

“Esse momento faz com que a gente reflita um pouco mais no que fizemos certo e, busquemos potencializar aqueles comportamento que nós fizemos corretos e tentar minimizar aqueles comportamento que deram errado .Temos que  tentar valorizar bons hábitos e redimir alguns hábitos que não foram de certa forma adequadas”, frisou .

Filtre as notícias (informações)  

Robson  pontua que as informações podem prejudicar à saúde mental.

“É importante  que nós cuidemos também e,  que podemos ter uma atenção muito grande com o excesso de informações. Essas informações podem está elevando o nível de ansiedade , os nossos medos e, estresses. É fundamental que a gente filtre mais essas informações e também teorize, ou seja. crie uma explicação para algo. Exemplo, você percebe que isso está lhe fazendo mal, então dê um tempo e vá fazer algo que gere um bem estar , evitar fixar muito essas informações nos noticiários , nesse bombardeio de noticias que estão relacionadas ao coronavírus e, busque filtrar um pouco mais , buscar também saber diferenciar o que é noticia verídica e o que é fake news e, não dê tanta atenção durante seu dia a essa questão dos noticiários . Essas informações pode elevar a sua ansiedade , ao invés de estar 24 horas na televisão procure tirar muito tempo pra fazer outras coisas ,outras atividades e, que você possa trabalhar o seu bem estar “, explicou.

Contato com o mundo externo através das mídias sociais

Os contatos com a família que está distante e amigos na quarentena , só se for de forma online. E isso a tecnologia facilita muito essa aproximação através as redes virtual.

“Não é  porque nós estamos isolados,  que não podemos falar com as pessoas , as redes sociais , as tecnologias de informação e comunicação , elas podem facilitar muito isso. Então, nesse tempo de isolamento busque se conectar mais com as pessoas , faça aquela chamada de vídeo para aquele parente distante , aquele amigo que está com dias que você não conversou . Algumas tecnologias permitem que você faça chamadas de vídeos coletivas, então chama aquele grupo de amigos , converse, troque informações , trabalhe , dê risada , mas faça algo produtivo junto com eles. Não é por que é isolamento total que você tem que se privar de comunicar com outras pessoas”, destacou o psicólogo Robson Dias.

O psicólogo Robson, ainda frisa o uso das redes sociais na hora de criar rotina para as crianças.

“As redes sociais estão facilitando bastante na questão de criar e, desenvolver uma rotina principalmente com as crianças . As crianças  podem ver esse momento de isolamento, como tédio e, você pode está desenvolvendo alguma rotina principalmente pra elas, momento de brincar , de fazer atividades , de leitura pra elas não perder aquele ritmo dos estudos que estava tendo . Então, desenvolva também uma rotina dentro de casa , isso facilita bastante nesse processo”, destacou Robson Dias.

Tudo vai passar

“Não precisa ter pânico , esse memento a gente acredita que vai passar,  lógico que estamos nesse momento do pico da pandemia, principalmente no Brasil , mas logo , logo as coisas vão tentar voltar a forma como era, nós vamos nos reorganizando e, conseguir superar essa dificuldade. Vamos trabalhar mais essa resiliência, pensar positivamente e praticar novas atividades dentro dessas condições que a gente está vivendo, para que tenhamos uma saúde mental equilibrado e, que essa saúde mental seja o estimulo a motivação pra você superar esse momento difícil que nós estamos vivenciando”, concluiu Robson Dias.

Fonte: Portalr1.net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp