Domingo, 28 de Novembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Maternidade
R10 Maternidade
Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.
Geral Mito ou Verdade?
27/04/2020 09h12 Atualizada há 2 anos
Por: Marina Sousa

Coçar a barriga na gravidez pode causar estrias?

As estrias são as grandes vilãs da mulher durante a gravidez e muitas associam coceira a estrias. Mas será que é verdade que se coçar a barriga na gravidez dá estria?

Vamos ver abaixo:

Foto: Reprodução/Web
Foto: Reprodução/Web

Não, coçar a barriga na gravidez não dá estria. O que acontece é o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Aí a pessoa fica achando que foi o ato de coçar ali que causou o surgimento da estria.

A pele pode ser dividida basicamente em duas camadas: a epiderme, mais superficial, e a derme, mais profunda.

A estria é a rotura, ou rompimento, da camada mais profunda, enquanto a camada superficial se mantém íntegra. Conforme a pele estica, com o crescimento da barriga, a derme (camada mais profunda da pele) pode se romper.

Quando a derme está se rompendo, ela pode causar uma sensação de coceira antes de a estria aparecer.

A coceira é normal? Por que ocorre?

Sim, a coceira na gestação é normal, mas pode ser evitada. O motivo mais comum é a pele seca. Algumas gestantes, porém, por motivos hormonais, desenvolvem pequenas bolinhas pelo corpo, prurido, que também coçam bastante.

Em geral, a hidratação da pele costuma melhorar o quadro. A gestante pode escolher o cosmético de acordo com a fragrância que lhe agrade. Existem hidratantes recomendados para gestantes ou, ainda, óleos como o de uva e amêndoa.

Se for uma alergia, o médico pode receitar um comprimido com anti-histamínico ou uma pomada com corticoides leves. O profissional também vai investigar a intensidade da coceira, o horário em que ela ocorre e o aspecto da irritação.

O que fazer?

Repito, a hidratação é a chave para acabar com a coceira. A utilização de cremes hidratantes feitos especialmente para gestantes ajuda a resolver o problema. Os óleos, bastante comuns, atuam evitando a perda de água, mas não promovem a hidratação.

Outra coisa, não utilize pomadas ou qualquer outro medicamento sem conversar com seu médico.

Hábitos saudáveis: fundamentais

Os hábitos saudáveis ajudam a gravidez a ser tranquila. A gestante deve beber bastante água, sucos naturais etc.

Além de promover a hidratação, são eficazes para acabar com inchaços e retenção de líquido. A alimentação equilibrada, repleta de legumes, frutas e verduras, faz com que o organismo funcione bem e com que o bebê receba todas as vitaminas e minerais de que precisa. Ainda fazem com que a mulher mantenha um peso saudável, sem ganhos excessivos. Isso mesmo.

Se a preocupação for com a estética e com as estrias, o controle do peso ajuda a evitar estas tão temidas marquinhas. Veja também, algumas dicas para evitar as temidas estrias aqui e dicas de cremes aqui.

Fonte: Grávidas e Antenadas
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp